Bispo de Setúbal visita a Paróquia do Pinhal Novo

pag 3[1]

No passado dia 30 de Abril, deu entrada na paróquia do Pinhal Novo o Bispo de Setúbal, D.m Gilberto dos Reis, onde permaneceu até dia 2 de Maio em visita pastoral. Uma entrada diferente das últimas, ou não fosse esta feita numa escola pública, com alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Os alunos prepararam algumas surpresas, e deixaram o prelado feliz com a sua capacidade, esperançando com o futuro daquela disciplina e com o crescimento da comunidade local.

O toque da campainha soou para a entrada, mas cerca de 50 alunos da Escola Básica 2/3 José Maria dos Santos aguardaram ordeiramente, e em fila, para dar as boas-vindas ao Bispo da Diocese que, acompanhado pelo Padre Manuel Ramalho, pároco do Pinhal Novo, vinha visitar a sua aula.

Com um sorriso, D. Gilberto dos Reis cumprimentou todos os alunos e manifestou-se agradecido por estarem reunidos os alunos de todas as turmas da disciplina.

Seguindo até à biblioteca da escola, os visitantes tiveram a oportunidade de ver uma mini-exposição sobre a vinda do Papa Bento XVI a Portugal, e outra sobre Nossa Senhora. E foi na biblioteca que os alunos tinham preparado a primeira surpresa da manhã, com a apresentação de uma música feita pelos próprios na disciplina de música, e que procurava transmitir uma mensagem de valores de verdade e de união.

D. Gilberto dos Reis teve ainda oportunidade de ver um trabalho realizado em diaporama sobre a interculturalidade, que mostra as diferenças que há entre todos, mas sempre na mesma dignidade de seres amados por Deus, seja qual for a nacionalidade ou estatuto social.

O pastor de Setúbal manifestou a sua alegria pelo início daquele encontro, pedindo aos jovens que «sejam fermento para todos serem capazes de caminhar para Deus». «Sede pioneiros em entregar a vida pelos outros», referiu, sublinhando que olha «para cada um com muita esperança». Numa sociedade voltada para o «Eu», o prelado salientou que a «peregrinação mais difícil é com o outro», e ainda mais complicada se se procura viver no caminho do Amor.

No final, e depois de uma troca de palavras dos alunos com o prelado, que ficaram a saber um pouco da vida do bispo e da sua vocação, o visitante foi presenteado com um terço feito por um dos alunos e ainda com uma pasta que continha a palma das mãos de todos os alunos da disciplina, como forma de cumprimentarem o bispo.

Junto da comunidade

Durante a tarde, o prelado visitou ainda mais uma escola, e seguiu depois para as instituições sociais da paróquia, o Centro de dia e o Infantário, e reuniu-se com a direcção do Centro Paroquial. Neste primeiro, dia o prelado encontrou-se ainda com agentes da pastoral paroquial, o Grupo Sócio-caritativo e todos os catequistas.

Como tem sido hábito nas últimas visitas pastorais, o prelado fez incidir a visita no contacto com os elementos activos da paróquia, e quer no Sábado, quer no Domingo, presidiu à Eucaristia, celebrando também o Crisma a alguns paroquianos, e tendo procurado realizar reuniões com todos os grupos e movimentos da paróquia.

Bruno Máximo Leite

07 de Maio de 2010