Papa Bento XVI discursa pela primeira vez

chegada papa

O Papa Bento XVI aterrou em Portugal à hora marcada e foi recebido pelo Presidente da República, Cavaco Silva, e por outras entidades da nação e da Igreja de Portugal. Bento XVI realizou ali o seu primeiro discurso, afirmando que vem como peregrino de Fátima.

Papa Bento XVI, depois de ouvir o presidente da República, fez o seu primeiro discurso nesta visita por Portugal, começando por agradecer o convite do primeiro orador e dos seus «irmãos bispos». «Sinto-me honrado e agradecido pela presença deferente e acolhedora de todos vós», referiu, sublinhando que vem como «peregrino de Nossa Senhora de Fátima, investido pelo Alto da missão de confirmar os irmãos que avançam na sua peregrinação a caminho do Céu.

O santo Padre citou o Cardeal Manuel Cerejeira dizendo: «Não foi a Igreja que impôs Fátima, mas Fátima que se impôs à Igreja». «Veio do Céu a Virgem Maria para nos recordar verdades do Evangelho que são para a humanidade, fria de amor e desesperada de salvação, fonte de esperança», realçou. «A visita, que agora dá inicio sob o signo da Esperança, pretende ser uma proposta de sabedoria e de missão», afirmou.

Bento XVI falou ainda do centenário da República de Portugal, que «abriu uma distinção entre o Estado e a Igreja, um espaço novo de liberdade para a Igreja, que as duas concordatas de 1940 e 2004, formalizaram, em contextos culturais e perspectivas eclesiais bem demarcados por rápida mudança».

O presidente de Portugal deu as boas-vindas ao Santo Padre, e agradeceu referindo que Portugal reconhece o papel da Igreja Católica e apoia o serviço nesta sociedade, num país livre e plural. Cavaco Silva falou essencialmente na solidariedade entre as Nações e as Pessoas que independente dos seus credos é um valor de todos.

Sua Santidade com um ar sorridente e de paz ouviu as palavras do Chefe de Estado.

De seguida o Santo Padre, entrou no Papamovél, juntamente com o seu secretário particular, Mons. Georg Gaenswein e Dom José Policarpo.

Bruno Máximo Leite

11 de Maio de 2010