comprehensive-camels

Bento XVI fez rir os jovens em Lisboa

papa nunciatura

Bento XVI agradeceu à noite aos jovens que se concentraram junto da Nunciatura, despedindo-se deles para… dormir.

  

Na primeira noite da visita de Bento XVI a Portugal, as ruas da Nunciatura Apostólica encheram-se de jovens que já tinham estado na Missa do Terreiro do Paço. Vieram até ali na esperança que o sucessor de Pedro lhes falasse directamente. E o Papa falou. Sorridente e bem-disposto, Bento XVI deixou os jovens encantados.   

Na janela da embaixada da Santa Sé, Bento XVI dirigiu-se aos jovens que já entoavam cânticos numa serenata ao Papa (iniciativa integrada no Programa dos Jovens com o Papa, «Eu Acredito»).

Num breve discurso de 5 minutos que foi interrompido por diversas vezes com «Vivas ao Papa» e salvas de palmas, Bento XVI agradeceu esta acção dos jovens dirigida «ao pobre vigário de Cristo», referindo-se a si próprio.

«Obrigado pelo testemunho jubiloso que prestais a Cristo, eternamente jovem, e pelo carinho que manifestais ao Seu pobre vigário na terra com esta serenata», disse.

Feliz pela «participação viva e numerosa dos jovens na Eucaristia» do Terreiro do Paço, o Papa disse ainda que os jovens portugueses deram «provas da sua fé e vontade de construir o futuro sobre o Evangelho de Jesus Cristo».

Despedindo-se, o Papa fez com que todos se rissem quando disse: «agora tendes de me deixar dormir, senão a noite não será boa e o dia de amanhã está à nossa espera». Foi um momento de grande alegria e proximidade entre Bento XVI e os «seus» jovens.

Inicialmente, não estava previsto que em nenhum momento da visita papal, Bento XVI se dirigisse aos jovens. No entanto, o entusiasmo surpreendente dos mais novos fez com que o Papa ponderasse.

na passada Segunda-feira, em conferência de imprensa, D. Carlos Azevedo, o Coordenador-geral da visita papal dizia: «os jovens quase exigem que o Papa lhes fale e por isso o Papa vai falar», confirmando assim breves discursos em Lisboa e no Porto.

 

 

Partilhe nas redes sociais!
12 de Maio de 2010