Ao serviço na Eucaristia

Inst_Acolito_Domingos_Oliveira_1

No passado dia 10 de Julho, na Igreja de Fernão Ferro, um paroquiano daquela comunidade foi instituído acólito pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis. O novo acólito tem, a partir de agora, a missão de servir o altar, e de modo particular na Eucaristia.

Membro activo da comunidade ao nível pastoral e actualmente a exercer funções no Centro Paroquial de Fernão Ferro, Domingos Oliveira está a trilhar o seu caminho para a ordenação como Diácono Permanente. A instituição de acólito no passado sábado foi mais um passo importante, ao qual só foi possível chegar «pela graça de Deus», como fez questão de referir.

Na homília, o Bispo da diocese disse que o mais recente acólito de Setúbal estará agora ao serviço do altar para ajudar o seu pároco, Pe. José Manuel, na celebração da Eucaristia e para «ajudar a comunidade a ser uma comunidade que escuta Deus, que se aproxima de quem sofre, uma comunidade com olhos para ver e coração para sentir».

Uma receita

Para que o novo acólito possa exercer melhor o seu ministério, o Pastor de Setúbal apontou uma receita assente em três ingredientes. Em primeiro lugar, o acólito servirá o altar ao chamar pessoas para a Eucaristia. Depois, deverá ajudar as pessoas a viver a celebração de uma forma frutuosa para que descubram a Cristo e se aproximem dos pobres. E, finalmente, o acólito deverá ter uma preocupação especial com as vocações sacerdotais.

«Desejo que o irmão Domingos, neste serviço do altar, configure o seu coração a Cristo, faça da sua vida uma entrega permanente ao Senhor e ajude o presbítero, o seu Bispo, e a Igreja de Setúbal a convocar gente para a Eucaristia, ajude as pessoas que vivem a Eucaristia a ter o coração de Cristo, escutando a Deus e aproximando-se de quem sofre, e chame mais e mais jovens para os serviços na Igreja, nomeadamente para o sacerdócio», concluiu D. Gilberto.

Colocando-se imediatamente ao serviço, o acólito Domingos Oliveira esteve no dia seguinte, 11 de Julho, na Sé de Setúbal para a ordenação do novo Padre da Diocese, Marco Belchior.

Anabela Sousa

16 de Julho de 2010