Posse do novo Pároco

DSC_0314

O Ano Pastoral começou da melhor forma para a Paróquia de Santiago de Sesimbra, com a tomada de posse, em Missa presidida por D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal, do novo pároco, Padre Manuel Silva. No dia 5 de Setembro, o sacerdote, que deixou a paróquia do Afonsoeiro e a quasi-paróquia do Samouco para substituir o Pe. Sílvio Couto (agora pároco da Moita) não escondeu a sua emoção pela confiança do prelado.

A Igreja de Santiago encheu-se para participar na tomada de posse do novo pároco. Muitas pessoas, vindas de vários locais por onde o Pe. Manuel Silva trabalhou nos últimos anos, e amigos de outros tempos, quando este servia a Igreja como diácono permanente, deram outro alento ao novo pároco. Depois da leitura do decreto em que se dava conta da nomeação deste sacerdote para o novo ofício, o Pe Manuel Silva, perante os fiéis, fez o juramento de fidelidade e renovou a sua profissão de fé. «Este momento permite também a todos os presentes olhar para dentro e ver como está a nossa fidelidade perante a Igreja», referiu o Bispo de Setúbal, na ocasião.

Durante a sua homília, o prelado salientou que, através do sacerdote, Jesus continua a Sua missão, «emprestando o Seu coração e a Sua vida à Missão de chamar discípulos e formá-los numa total consciência de Deus, deixando tudo para trás e seguindo-O», referiu. Jesus está no padre para que este tenha a sua força para a missão de libertar do pecado e da escravidão do mundo actual, como o álcool, a droga, a sexualidade desregrada, a fome, e outras. Esta libertação constitui uma das tarefas a levar a cabo pelo sacerdote em toda a sua comunidade, ajudando a libertar o povo destes males», considerou. «Deus, ao colocar o Padre Manuel Silva neste local, está a fazer com que ele seja instrumento de formação e evangelização desta comunidade», disse, sublinhando que «neste mundo de cegueira, o padre está para ajudar a ver».

O prelado fez um pedido ao Padre Manuel Silva «para que ele não se sinta apenas pároco, mas também instrumento para Cristo para que possa tocar esta gente, os que têm e não têm fé, tendo a coragem de ir ao encontro de todos».

Ao serviço

Emocionado, o Pe. Manuel Silva, apresentou o seu «Estou aqui!», referindo que, mesmo não sendo um intelectual como o seu antecessor, é um Pastor que veio para ser irmão e rezar com todose por todos, estando ao serviço de todos.

De acordo com o novo pároco, a sua primeira tarefa é conhecer a estrutura da sociedade civil, como as colectividades, e depois os doentes da paróquia.

Para além de ser pároco, o sacerdote vai ainda ser capelão da Santa Casa da Misericórdia daquela vila, tendo já confessado que quer estar presente com os utentes o maior tempo possível.

O Pe. Sílvio Couto, que já se encontra em trabalho pastoral na Moita, não esteve presente, mas o prelado sublinhou o seu trabalho durante estes últimos treze anos.

Simbolicamente, no final da celebração, o prelado entregou as chaves da paróquia ao novo pároco.

Bruno Máximo Leite

07 de Setembro de 2010