Tradição no caminho da Santidade

saude

Numa tradição com 287 anos, a Paróquia de São Simão de Azeitão celebrou mais uma vez, no primeiro fim-de-semana de Setembro, as festas em honra de Nossa Senhora da Saúde. A Eucaristia Solene, seguida de procissão, realizou-se na tarde de Domingo com a presença em massa dos fiéis que ali se deslocaram para louvar a Mãe de Deus e pedir-lhe a sua protecção.

A Igreja estava cheia. O adro da Igreja também. Os fiéis não faltaram às festas da Senhora da Saúde e cumpriram, assim, a tradição. Na homília da Missa Solene, o Pe. Luís Ferreira referiu-se à grande devoção com que o povo de Azeitão celebra estas festas, mas lembrou que só a tradição não é suficiente. «A nossa vida deve ser como as actualizações de software dos computadores. Deve ser sempre reiniciada ao Domingo no mistério da fé que é a Eucaristia, para irmos em busca da santidade, livremente, como Nossa Senhora», salientou.

Referindo ainda que «a Igreja é espaço de acolhimento para todos aqueles que entram de coração sincero», recordou que Deus só se fez homem através de Maria e por isso, «celebrar os mistérios de Maria é celebrar os mistérios de Jesus e do amor de Deus».

No final da Eucaristia, a procissão saiu à rua acompanhada pela Banda da Sociedade Filarmónica Providência e percorreu as ruas da localidade, parando em dois locais específicos para invocar a benção de Nossa Senhora: em frente à Sociedade Filarmónica da Providência de São Simão de Azeitão que celebra 130 anos de vida, e em frente à escola primária onde se rezou não só pelas crianças que ali estudam mas também pelas crianças do mundo inteiro.

Ao terminar a procissão, o Pároco, Pe. Luís Ferreira recuperou uma tradição antiga das festas em honra de Nossa Senhora da Saúde e fez uma pregação sobre Maria, a Mãe de Deus, onde apelou à conversão, salientando que «o importante é olhar para o sofrimento de de Nossa Senhora e tomá-lo como exemplo pois só assim cada um se pode encontrar com o Salvador».

Altar-mor será renovado

O Pároco aproveitou ainda a ocasião para anunciar aos paroquianos que, depois de no ano passado ter sido restaurada a imagem original de Nossa Senhora da Saúde e de ter sido feita uma réplica que sai da Igreja nos dias de procissão, este ano será feita a renovação do altar-mor da Igreja Paroquial e colocada uma porta em vidro na entrada principal para proteger as pessoas do frio. «São duas ‘prendas’ que deverão estar prontas no Natal», referiu o Pe. Luís Ferreira.

De salientar que na cerimónia estiveram presentes as entidades civis da região, nomeadamente, Carla Guerreiro, vereadora da Câmara Municipal de Setúbal, os presidentes da Junta de Freguesia de São Simão e de São Lourenço, e o presidente da Sociedade Filarmónica Providência.

Anabela Sousa

08 de Setembro de 2010