comprehensive-camels

Museu judaico lembra João Paulo II

joaopauloii

O Museu Judaico de Maryland, em Baltimore, nos Estados Unidos, abriu na passada semana, dia 2, uma exposição intitulada “Uma Bênção Mútua: João Paulo II e o povo judeu”.
A mostra reúne fotografias, vídeos, documentos e objectos que relatam a relação histórica entre católicos e judeus, lembrando o contributo dado por João Paulo II.

 

 

“É importante que sejamos uma ponte rumo às demais comunidades”, declarou Karen Falk. A responsável do museu judaico reconheceu que o Papa João Paulo II tem “um lugar particular no coração dos judeus”.

João Paulo II é recordado como o Papa que facilitou as relações entre judeus e cristãos. Durante o seu pontificado, ele inovou ao visitar uma sinagoga e ao promover o diálogo entre o Vaticano e Israel.

O nome da exposição foi escolhido com base na mensagem do antigo Papa para a comemoração do 50º aniversário da sublevação do Gueto de Varsóvia.

A mensagem data de 1993 e diz o seguinte: “Tanto judeus como cristãos, seguindo o exemplo de fé de Abraão, somos chamados a ser uma bênção para o mundo. Esta é a tarefa comum que nos espera. É necessário, portanto, que nós, cristãos e judeus, sejamos primeiro uma bênção uns para os outros”.

A exposição terá uma grande parte dedicada à maneira como o período da Segunda Guerra Mundial influenciou a maneira de ser de João Paulo II. Entre outras iniciativas, os visitantes vão poder também ler depoimentos de religiosos católicos, que salvaram judeus durante o Holocausto.

A exposição “Uma Bênção Mútua: João Paulo II e o povo judeu” vai estar aberta ao público, no Museu Judaico de Maryland, até dia 26 de Dezembro.

Partilhe nas redes sociais!
14 de Setembro de 2010