comprehensive-camels

Bilhete Postal

bispo_1

Caro Alfredo,
No fundo dos acontecimentos, há sempre uma mensagem mais ou menos escondida.

BILHETE – POSTAL

 

Caro Alfredo,

No fundo dos acontecimentos, há sempre uma mensagem mais ou menos escondida.

Não sei se tens reparado nas evocações medievais que entraram na moda e se vão realizando um pouco por todo o lado. Não discuto a sua utilidades lúdica e pedagógica, que é um facto de apreciável mérito. Agora, queria só fazer contigo uma preguiçosa leitura que pode ir por dois sentidos: primeiro, vamos mergulhar no passado e isso faz-nos muito bem, não só porque o melhor de nós e também o pior vem dessa cadeia que o passado vai tecendo, depois, porque nos é dada oportunidade de verificarmos as mudanças que o chamado progresso vai operando através das gerações. Deixo-te já com esta pergunta: o que será melhor – o que foi e nos distrai, nos encanta e por vezes nos horroriza, ou esta vida plastificada, só com hojes mas sem amanhãs, sem tempo para nada? Mal por mal, claro que o hoje…

Em segundo lugar, não esqueças que a época medieval também foi um tesouro de vida, de cultura, de aventura. Nela se bebe muita sabedoria, com homens mais que ilustres em todos os domínios, até na heroicidade da santidade. Sem Idade Média, não haveria Idade Moderna, não haveria Idade Pós-moderna. Não teríamos este presente, não obstante tudo, carregado de avanços que nos proporciona comodidades verdadeiramente impensáveis ainda há bem pouco tempo.

Às vezes, querem-nos pintar de negro a Idade Média, ao ponto de se chamar de medieval tudo aquilo que significa atraso em cultura e em direitos. Nada mais incorrecto ou até falso. Quantas coisas más que acontecem nesta idade de todas as luzes que nunca chegaram a passar pela mente do diabo, na dita Idade Média.

Multipliquem-se essas evocações medievais que não fazem mal a ninguém e até podem fazer bem, mas que, quanto possível, se acompanhem essas evocações com “aulas” que ajudem o povo a tirar delas o melhor proveito.

 

Muito Amigo,  

+ Manuel

Partilhe nas redes sociais!
23 de Setembro de 2010