Dois diáconos permanentes ordenados na Sé

077

Desde o passado dia 9 de Janeiro, a Igreja de Setúbal passou a contar com mais dois Diáconos permanentes que se juntam aos nove que já existiam na diocese. Jonas Cardoso e Domingos Oliveira foram ordenados por D. Gilberto dos Reis para exercerem o ministério.

Dois homens casados. Um proveniente da paróquia do Castelo de Sesimbra, Jonas Cardoso, e outro da paróquia de Fernão Ferro, Domingos Oliveira. São estes os novos Diáconos permanentes da diocese de Setúbal que, após cinco anos de preparação, foram ordenados na Sé de Setúbal diante de uma grande assembleia de fiéis, provinda, na sua imensa maioria, das suas paróquias de origem.

No dia em que toda a Igreja festejou o Baptismo do Senhor, o Bispo de Setúbal lembrou na homília que «Deus Pai quis que Jesus fosse baptizado para O apresentar à humanidade como Salvador».

Salientando que a Igreja deve aprender a ter «compaixão activa de quem é vítima da cegueira que impede o reconhecimento desta Verdade e, igualmente, compaixão pelos prisioneiros da droga, do álcool, da exclusão social, do egoísmo e daqueles que estão esmagados pelo pecado», D. Gilberto recordou aos fiéis que uma comunidade cristã «não se pode fechar em si mesma esquecendo aqueles a quem é enviada. Para combater este risco – disse o prelado – Deus hoje dá-nos dois diáconos permanentes que se vão juntar aos que já estão presentes na diocese».

Ao serviço dos pobres

O Bispo de Setúbal sublinhou ainda na sua homília os principais aspectos da missão do diácono que, em colaboração com o bispo e os sacerdotes, «convoca a Igreja para a missão em tudo o que é, diz e faz, sendo na comunidade cristã que realiza o ministério através da Caridade, da Palavra e da Liturgia».

Dentre estas dimensões do ministério diaconal, aquela a que o Pastor diocesano mais dedicou as suas palavras foi a da caridade. D. Gilberto dos Reis referiu que o diácono é «a voz dos pobres e de todas as pobrezas, de tal modo que se fizer bem esta tarefa há-de despertar na assembleia o serviço pelos pobres, a misericórdia pelos que sofrem e a paixão de Deus pelos pecadores. Para isso o diácono deve aparecer diante de todos como amigo dos pobres, dos doentes, dos sem fé, dos aflitos, dos que perderam a esperança». Antes de terminar a Eucaristia, D. Gilberto dos Reis deixou uma palavra de agradecimento aos formadores, às esposas e às paróquias dos novos diáconos.

No final da celebração, os familiares e amigos dos novos ordenados que se reuniram na Sé para dar graças a Deus por esta ordenação demoraram-se em saudações e felicitações. Momentos emocionantes para todos. A festa seguiu depois no Centro Paroquial da Anunciada onde teve lugar um jantar-convívio.
O Diácono Domingos Oliveira foi nomeado colaborador do Pároco de Fernão Ferro e de Pinhal de Frades, ainda em estágio pastoral. O Diácono Jonas Cardoso foi nomeado, também em estágio pastoral, colaborador do Pároco de Castelo de Sesimbra.

Anabela Sousa

14 de Janeiro de 2011