Início à Vida Cristã

batismo_crianca

Boa parte do clero de Setúbal reuniu-se nos dias 17 a 19 de Janeiro, no Seminário de Almada, num encontro de formação anual (que também é conhecido por «reciclagem») e que visa permitir o estudo, a partilha e a comunhão de ideias sobre determinados temas propostos antecipadamente. Este ano, os temas giraram á volta dos Sacramentos e do percurso de Iniciação Cristã.

O Padre Rodrigo Mendes, responsável por esta formação, referiu que a escolha do tema se insere na resposta ao pedido do Papa Bento XVI aos Bispos de Portugal, em que advogava ser necessária uma «iniciação cristã atraente e exigente».

num ambiente que já não é da cristandade tradicional, importa fomentar o encontro pessoal de cada crente com Jesus Cristo e com a Igreja, numa consciência clara e comprometida do seguimento de Cristo: ser discípulo, enfrentado corajosamente as consequências da coerência entre a fé e a vida.

O primeiro dia de formação teve como animador o Bispo Emérito de Aveiro, D. António Marcelino, que introduziu o tema e se referiu ao acolhimento pastoral que é essencial para o aproximar e aprofundar na iniciação e na caminhada da vida cristã. Importante é o testemunho que a Igreja tem que dar para incentivar ao aprofundamento da fé por parte de cada cristão que participa na vida da Igreja.

Por seu lado, o dia 18, terça-feira, foi um dia directamente dedicado à preparação para a recepção e vivência dos Sacramentos da iniciação cristã (Baptismo, Confirmação e Eucaristia). Ali se pode então falar sobre formas ideiais de fazer o itinerário de preparação, cativando as crianças e jovens, pais e restantes adultos para a importância da catequese e da Eucaristia.

No último dia falou-se ainda e essencialmente do papel do clero no encontro, formação e motivação dos catequistas.

Bruno Máximo Leite

25 de Janeiro de 2011