Exercitação para redescobrir a graça do Baptismo

Caros diocesanos.

Na mensagem da Quaresma deste ano, o Santo Padre convida-nos a viver a Quaresma, ao ritmo de cada domingo, na descoberta da graça, das possibilidades e dos desafios do nosso baptismo de tal modo que na Vigília Pascal renovemos com verdade as promessas baptismais e, tendo morrido com Jesus pelo Baptismo, com Ele ressuscitemos para uma vida nova cf. Col 2,12.

Caros diocesanos.

Na mensagem da Quaresma deste ano, o Santo Padre convida-nos a viver a Quaresma, ao ritmo de cada domingo, na descoberta da graça, das possibilidades e dos desafios do nosso baptismo de tal modo que na Vigília Pascal renovemos com verdade as promessas baptismais e, tendo  morrido com Jesus pelo Baptismo, com Ele ressuscitemos para uma vida nova cf. Col 2,12.

Encontrareis a mensagem em diversos lugares, entre eles o site da Diocese.

Aproveitai, ajudados pela mensagem do Santo Padre, cada domingo da quaresma para entrar mais profundamente nos diversos aspectos da graça que o baptismo dá e para criar o bom hábito de colocar o domingo no centro da semana, de tal modo que, durante a semana, se viva de harmonia com o mistério  celebrado no domingo anterior e que, ao mesmo tempo, em cada dia da semana se prepare o novo encontro com Jesus Ressuscitado na Eucaristia do domingo seguinte.

Em ordem a esta caminhada e exercitação para as Festas Pascais a Igreja indica-nos ainda os exercícios do jejum, da oração e da esmola. São exercícios, se bem feitos, capazes de nos ajudar a abrir o coração ao Amor de Deus e ao próximo, vencendo o perigo duma vida sem Deus, encerrada n egoísmo mortal e insensível aos sofrimentos de nossos irmãos. Realizai-os bem, em quantidade e qualidade, porque têm capacidade de nos identificar com Jesus Cristo.

Também vos aconselho a ler, durante a quaresma a carta do Papa sobre a Palavra de Deus ou  um livro com a vida dum santo: os santos são palavra de Deus vivida e testemunhada.

Peço ainda a vossa especial atenção ao Sacramento da Reconciliação, remédio eficaz e indispensável para libertar o coração do pecado mortal e também instrumento muito importante –  se realizado com certa frequência, mesmo que não haja  pecado mortal –  para purificar a consciência e para a tornar delicada e sensível aos apelos de Deus, como a consciência de Jesus.

Todos os anos a Igreja convida os fíéis, nesta altura especialmente, a partilhar algo dos seus bens e de harmonia com as suas possibilidades, como meio de cultivar o amor a Deus e ao próximo e de purificar o coração do egoísmo. O fruto desta “ Renuncia”, também chamado ‘Contributo Penitencial’ é enviado  aos serviços diocesanos para que o Bispo disponha dele em favor dalguma causa. Da Renúncia Quaresmal do ano passado, distribuímos  34.358,14 euros pelas Irmãs de Belém e pela Missão de Caconda, na arquidiocese de Lubango, em Angola e pela Conferência Episcopal (0, 05 para apoio de situações difíceis).       .

Este ano, após consulta ao Conselho de Presbíteros, a nossa Renúncia Quaresmal será  na sua maioria para o Fundo de emergência da Diocese, criado em 2009 com 30.860 e provenientes da Renúncia desse ano e que, apesar de ter sido reforçado por outros meios, está quase esgotado pois já distribuiu 50.491 euros.  Além disso, uma pequena parte desta Renúncia irá apoiar um serviço social  das Franciscanas Missionárias Reparadoras de Jesus Sacramentado, no Maputo, Moçambique.

Ajudai as pessoas que Deus colocou ao vosso lado na família, na catequese, nalgum grupo ou movimento eclesial, a viver bem a quaresma, para entrarmos, com entusiasmo e sabedoria, no caminho da Páscoa e obtermos o desejo sincero de fazer sempre e só o que for do agrado de Deus.

O Baptismo fez-nos filhos de Deus no Filho, membros da Igreja, templos do Espírito Santo.   O Espírito presente em nós pelo Baptismo é fonte  inesgotável de vida, de santidade, de luz e de sabedoria. Através da exercitação quaresmal penetremos no mistério do nosso Baptismo.

Invocando a protecção da Virgem Maria sobre cada um um de vós, que fostes santificados pelo baptismo, desejo a todos uma bela caminhada quaresmal e a todos saúdo no Senhor.

Setúbal, 28/02/2011

+ Gilberto, Bispo de Setúbal