Música para o Mestre

4_1

No passado dia 26 de Fevereiro, no Auditório da Anunciada, em Setúbal, decorreu a XI Mostra Diocesana de Bandas Católicas. Oito actuações vindas de vários pontos da Diocese que interpretaram os seus temas ao som do lema «Bom Mestre, que hei-de eu fazer para alcançar a vida eterna?» (Mc. 10 17). O Pe. Luís Ferreira, Director do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, lembrou que o mais importante deste certame não é a competição, mas a participação, sublinhando que, por isso, se chama “Mostra” e não concurso.

Cerca de 200 pessoas deslocaram-se a Setúbal para apoiar e louvar a Deus através da música. As bandas de várias Paróquias da Diocese: uma da Arrentela, duas da Cova da Piedade, uma de Fernão Ferro, uma de Miratejo, uma de Paio Pires, uma de Vale de Milhaços e uma banda do Seminário. Todas emprestaram um colorido à noite, com as Jornandas Mundiais da Juventude, no próximo mês de Agosto, em Madrid, como pano de fundo.

Prémio para o Seminário

O 1º prémio foi para a Banda Melakhim – Seminário e Amigos, com o tema «Eternamente Paixão» que também recebeu o prémio para a melhor música. O segundo lugar foi para o Grupo de Jovens Fénix, de Vale de Milhaços, com o tema «Promessa». O terceiro ficou na paróquia do Miratejo, para a banda Fish. A melhor letra, com o título «Servir para Viver», foi para a Cova da Piedade, e para a Banda Canta a Deus. A melhor claque (e a única que trouxe adereços) foi a de Paio Pires. Todas estas bandas são compostas por jovens que, em geral, têm inserção e intervenção pastoral nas suas paróquias.

Melhoria a cada ano

No final, em representação de D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal, que assistiu a toda a mostra mas se ausentou no final, o Pe José Lobato, Vigário-Geral, saudou todos os participantes. «Nota-se que a qualidade das letras e das melodias têm vindo a crescer nestas Mostras de Bandas Católicas», referiu, sublinhando que se leva a sério a fé através das palavras cantadas.

Em relação às próximas JMJ, o sacerdote deixou a sugestão de que, dadas as despesas de cada jovem nas JMJ em Madrid, os adultos poderiam fazer-se «representar» na Jornada contribuindo com a despesa prevista, cerca de 300 euros por cada jovem, para que mais participantes da diocese se possam deslocar a este encontro.

Bruno Máximo Leite

01 de Março de 2011