Levar Cristo a quem não conhece

DGilberto

O Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, prosseguiu as suas visitas pastorais à Vigararia do Seixal, desta vez na paróquia de Vale de Milhaços. A visita decorreu de 27 de Fevereiro a 6 de Março e serviu para o prelado estar em contacto com toda a comunidade, deixando uma palavra de ânimo e de renovação.

A paróquia de Vale de Milhaços preparou-se para receber o bispo diocesano que durante alguns dias passou pelos vários grupos da paróquia. A visita começou com um encontro na Igreja com crianças, pais, catequistas, e depois com o Conselho Pastoral.

O prelado passou durante a semana pelos lares e visitou doentes. Deixou ainda a sua mensagem nos vários grupos: liturgia coro, leitores, acólitos, ministros da comunhão e grupos de oração. Para além da mensagem que tinha preparado para cada encontro, D. Gilberto também ouviu as várias sugestões que os vários grupos tinham para partilhar com o bispo da diocese.

O Pe. Manuel Soares, pároco de Vale de Milhaços, não escondia a satisfação de ter junto da comunidade o pastor da diocese «que veio ver as suas ovelhas, deixando palavras e orientações para seguirem melhor o caminho». «É importante também que o prelado esteja a par das nossas actividades e do nosso envolvimento junto das pessoas que mais precisam», disse. O sacerdote destacou ainda os muitos contactos feitos por toda a comunidade, juntamente com uma grande reflexão através dos grupos ou individualmente. «As pessoas estiveram presentes e interessadas», referiu.

O Pe Manuel Soares sublinhou ainda a importância desta visita anteceder a Quaresma, pois é uma forma de preparação para estes dias, que devem ser vividos em clima de oração e partilha.

Ao longo dos dias o Bispo deixou um apelo forte à necessidade da comunidade chegar aos outros e àqueles que não conhecem ainda Cristo, e aos que estão indiferentes à Sua mensagem.

Bruno Máximo Leite

10 de Março de 2011