Encontro de catequistas

alburrica

Realizou-se, no passado dia 12 (sábado) na Igreja de Santa Maria (Barreiro) um encontro de catequistas da Vigararia do Barreio/Moita com cerca de setenta participantes de quase todas as oito paróquias.

Partindo da parábola do semeador (Mt 13,1-9.18-23), o padre Sílvio Couto, pároco da Moita, apresentou as linhas principais daquele texto aplicado à vocação e missão de catequistas.

«A graça de ser catequista» foi o tema deste encontro vicarial, tendo em conta a necessidade da escuta da Palavra de Deus: catequista semeado e semeador, catequista evangelizado e evangelizador, catequista catequizado e catequizador.

Outro aspecto referido versou sobre a vertente de que o catequista deve viver ao ritmo (em sintonia) da Igreja: cada dia, através das leituras da liturgia diária; cada semana pela missa de domingo, sobretudo em paróquia habitual; liturgicamente através da riqueza e pela diversidade dos vários momentos da caminhada cristã.

Partindo da citação: ‘não é catequista quem quer, mas quem Deus chama e a Igreja acolhe e investe’ foi apresentado um itinerário para que este serviço (carisma ou ministério) de catequista na Igreja católica tenha, cada vez mais, o lugar que merece e exige: ser catequista é uma vocação e uma missão com sentido de exclusividade a tempo inteiro.

A segunda parte deste encontro vicarial de catequistas foi desenvolvido com uma partilha em grupos tendo em conta os dez anos de catequese nas diferentes paróquias, isto é, reuniram-se os de cada volume das várias paróquias.

ASC

18 de Março de 2011