Perseverança

cursistas

O Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) de Setúbal reuniu-se, no passado Domingo, dia 13 de Março, para a sua ultreia diocesana. Presidida por Henrique Matos, dirigente do movimento na diocese, e pelo Padre Sérgio Quelhas, assistente espiritual diocesano, a ultreia que se realizou na Quinta do Anjo (Palmela) contou com a participação de cerca de 180 cursistas.

«Espírito de partilha, de amizade, de entreajuda, de caminhada, de perseverança no quarto dia e de alegria daqueles que um dia encontraram o Senhor Libertador num Cursilho de Cristandade». Foi desta forma que Henrique Matos, presidente do MCC na diocese de Setúbal, descreveu a ultreia do passado Domingo.

Para ajudar os cursistas a preservar ao longo do quarto dia depois de um Cursilho de Cristandade, o MCC oferece estes encontros de formação. «A palavra Ultreia é a junção de duas palavras “ultra” e “eia” e quer dizer “mais além”. Era com este grito que antigamente se levantavam se encorajavam e punham de novo a caminho os peregrinos dos lugares santos enfrentando os mais diversos perigos. Também para nós, hoje, Ultreia tem este significado: ir sempre “mais além”. Este é portanto o objectivo principal de cada ultreia.»; explica-nos Henrique Matos.

Disponibilidade para servir

Com a organização do secretariado diocesano do MCC, a ultreia do passado Domingo começou com a oração de Laudes, tendo-se seguido depois o ‘rolho leigo’, que consiste num testemunho de vida de um dos cursistas. Neste dia, foi a vez de Sebastião Fortuna, cursista da Quinta do Anjo, que também ofereceu o espaço onde se realizou o encontro.

«O MCC é um movimento de Igreja e para a Igreja. Cada um dos que escolheram servir o Senhor e os irmãos neste movimento estão sempre disponíveis. Este nosso irmão é a prova disso», diz o presidente referindo-se a Sebastião Fortuna.

O encontro prosseguiu depois com a Eucaristia, seguida de almoço partilhado e um convívio da parte da tarde, onde foi feito um leilão de duas pinturas oferecidas por Sebastião Fortuna. Confirmou-nos Henrique Matos que o dinheiro angariado «é destinado a ajudar ao pagamento da realização dos cursilhos, uma vez que a única fonte de receita do MCC vem dos próprios membros».

A próxima ultreia diocesana está marcada para o último Domingo de Julho, na Quinta do Álamo. Até lá, continuam as ultreias quinzenais nas vigararias de Almada, Barreiro e Setúbal e realizar-se-ão ainda dois cursilhos, 115º para Homens no último fim-de-semana de Março e o 90º para Senhoras em Maio. No mês de Junho existirá ainda um mini-cursilho para casais.

Anabela Sousa

18 de Março de 2011