Ser voluntário e Solidário

DSC_0400

De 20 a 27 de Março decorre a “Semana Caritas”. Na Diocese de Setúbal esta teve ínicio mais solene na Paróquia de Santiago de Sesimbra, na Igreja Paroquial, com várias iniciativas associadas, como a Recolha de Sangue e a Eucarístia. O padre José Lobato, Vigário-geral da diocese, presidiu à santa missa.

«Ser Voluntário, Ser Solidário» foi o tema que a Caritas propos à reflexão de todos os portugueses para o ano de 2011, em associação ao  Ano Europeu do Voluntariado, promovido pela União Europeia em parceria coma a Caritas Europa, de que a Caritas Portuguesa faz parte.

Esta semana pretende chamar atenção dos cristãos «o valor do testemunho e da vivência da caridade», disse o responsável pela Caritas. «Mostrar a sociedade em geral que a Igreja quer com Ela lutar por um mundo novo, onde reine a justiça e a caridade», referiu Eugénio Fonseca, sublinhando que cada ano há uma motivação especial e este ano coube ao voluntariado. «Para o cristão não é apenas uma opção mas é uma exigência de cristão», disse.

Junto ao Mar

O presidente da instituição confessou ainda que o começo nestas actividades em Sesimbra estava relacionado com a proximidade do mar. «O mar dá-nos sinal de ondas revoltosas, pela fase que andamos a passar de crises sociais e económicas», explicou, acrescentando que as pessoas do mar são valentes e detêm a capacidade de arriscar e, com a sua fé, são sinal que a Igreja, mesmo perante as ondas turbulentas, está empenhada em encontrar solução, uma saída.

Esta Semana pretende contribuir para a vivência mais intensa e ousada da Quaresma, convidando a transformar o coração e a prática dos católicos no sentido do dom, da partilha, da alegria maior no dar. Nesse sentido, o dirigente lembrou que esta Semana Caritas tem os três pilares deste tempo: a Oração, Jejum e Esmola. A Oração através das várias celebrações, o jejum através da consciência de ser solidário com quem mais precisa, e a esmola através do Peditório Nacional, de 24 a 27 de Março.

Sobre esta última iniciativa o responsável refere que o que for angariado vai ser para as próprias paróquias que requerem a ajuda Caritas. A colecta das Missas no dia 27 de Março, Dia Caritas, vai ser inteiramente para a ajuda dos pobres.

O Padre José Lobato referiu, na ocasião, que a Caritas «faz um esforço para que a Palavra de Deus não fique desacreditada», sublinhando que em cada paróquia devia haver a Caritas para fazer «aquilo que o Amor de Deus ditar». «Pelo menos nesta semana estamos atentos a estas problemáticas, para que durante o ano fiquemos cheios da Caridade de Deus», disse.

Outra das actividades deste dia foi a Dádiva Benévola de Sangue que este ano decorrerá ainda no Montijo. «Jesus entregou-se por inteiro a nós e por isso podemos nestes dias dar um pouco do nosso sangue para ajudar muitas pessoas que necessitam», referiu Eugénio Fonseca, sobre a habitual campanha que até às 11h30 da manhã já tinha recolhido o sangue de três benévolos.

Depois de uma semana de actividades a «Semana Caritas» termina no dia 27, na Igreja Nossa Senhora da Esperança na Quinta do Conde, da mesma forma que começou, mas desta feita com a Eucaristia a ser presidida pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis.

Bruno Máximo Leite

28 de Março de 2011