Firmes na fé

amora

D. Gilberto dos Reis iniciou a visita pastoral à Paróquia de Amora no passado sábado, dia 26 de Março. Um momento importante para a vida de uma comunidade cristã e que o pároco, Padre Pedro Granzotto, diz ser importante para «ajudar cada um a crescer na fé e na fidelidade à Igreja». O encerramento está marcado para o dia 10 de Abril.

Até lá, o Bispo de Setúbal vai manter encontros com os vários grupos da paróquia.

Uma visita pastoral que terá a duração de duas semanas e que começou, no passado sábado à tarde, junto das 1080 crianças da catequese da comunidade paroquial de Amora. Um motivo de alegria para o Bispo, mas também de alguma preocupação, face ao número de catequistas.

«As crianças encheram esta Igreja. Que alegria! Mas para este número tão grande de crianças, 90 catequistas é pouco. Fazei o convite a mais pessoas para virem dar catequese e encaminhai-as ao vosso pároco», disse D. Gilberto aos fiéis na Eucaristia das 18 horas.

Na homília, o Bispo de Setúbal afirmou ainda que «o mundo, desejoso de progresso procura Jesus mas não sabe onde encontrá-l’O», e disse: «O Homem procura e por vezes não é capaz de acreditar. Mas vós estais aqui. Vós sois gente de fé, firmes no meio de um mundo que não acredita. Dou graças a Deus pela vossa fé».

O pastor da diocese pediu também aos fiéis que se mantivessem firmes na fé e se alimentassem do amor de Deus que vem da Missa: «A Eucaristia não é um preceito mas uma urgência sem a qual não podemos passar. Só alimentados neste altar podeis ser uma comunidade que gera vida e produz frutos. Mostrem-se ao mundo como uma comunidade que ama e se perdoa. Depois dizei, ‘Vinde ver. É Ele o Senhor ressuscitado’».

A visita

Depois das duas missas celebradas no sábado à tarde, o Prelado teve, à noite, a reunião com o Conselho Pastoral paroquial e no domingo, 27 de Março, um encontro com todos os movimentos da paróquia. Já ontem, quarta-feira, o dia foi dedicado à Conferência Vicentina e à visita aos doentes, tendo, à noite, reunido com o Conselho para os Assuntos Económicos.

Ao longo do tempo que resta da visita pastoral, D. Gilberto visitará o Centro Paroquial e o Agrupamento de Escuteiros. Para além disso, terá encontros com os catequistas, com os jovens e com os animadores da Liturgia.

O Bispo presidirá também a várias Eucaristias: junto da comunidade da Quinta da Princesa, nos Foros de Amora, na Igreja Matriz de Nª Sª Monte Sião e, por fim, novamente na Igreja Beato Scalabrini para o encerramento da visita (dia 10 de Abril às 10h30m). Fora da paróquia, o único momento de encontro será com o Presidente da Junta de Freguesia, na sexta-feira, 1 de Abril.

Um dos momentos mais importantes vai acontecer, como salientou o pároco, no dia 3 de Abril à tarde, no encontro de oração mariana onde será feita a consagração a Nossa Senhora. Este é um momento para o qual o Padre Pedro pediu, no início da visita, grande participação.

Anabela Sousa

04 de Abril de 2011