comprehensive-camels

Inaugurada nova Capela

cristoreicapela

O Santuário de Cristo Rei, em Almada, tem desde o passado dia 25 de Março uma nova capela no edifício de acolhimento. Dedicado ao Divino Coração de Jesus, o novo espaço de culto foi sagrado por D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal, numa cerimónia que contou com a presença de D. Rino Passigato, Núncio Apostólico em Portugal, e do Padre Manuel Morujão, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa.

  

No dia em que a Igreja celebrou a Solenidade da Anunciação do Senhor, o Santuário de Cristo Rei inaugurou uma nova capela dedicada ao Divino Coração. Com capacidade para 70 pessoas, este novo espaço resulta da ampliação da capela que já existia. De acordo com o Padre Sezinando Alberto, reitor do Santuário, o largo número de pessoas que frequenta semanalmente o edifício de acolhimento justificou a renovação: «A anterior capela não respondia às necessidades pastorais do Santuário em virtude de só ter 20 lugares», disse.

O reitor do Santuário disse-nos ainda que a dedicação ao Divino Coração é motivada pela espiritualidade do Santuário, e porque o próprio Santuário sente a necessidade de a divulgar. Para isso, em muito irão ajudar as várias obras plásticas (azulejos e vitrais) da autoria do Arquitecto João de Sousa Araújo que enchem a capela: «Pretende-se transmitir uma catequese viva sobre o Sagrado Coração de Jesus, de maneira a conhecer-se a Sua mensagem, que é uma mensagem de Amor e Misericórdia», afirmou o reitor.

 

Convite à santidade

 

Na cerimónia da dedicação da capela estiveram presentes o representante diplomático da Santa Sé em Portugal, D. Rino Passigato, e o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, Padre Manuel Morujão. Segundo o Padre Sezinando, as impressões de ambos em relação à forma como se apresenta a nova capela foram bastante positivas: «Tanto o Senhor Núncio Apostólico como o Senhor Padre Manuel Morujão gostaram daquilo que viram. O Senhor Núncio, como também é pintor, apreciou muito as várias obras de arte».

D. Gilberto dos Reis, que presidiu à Eucaristia, salientou que a dedicação da nova capela é, sobretudo, um convite: «Este é um convite para, a partir do altar, nos deixarmos envolver e sermos capazes de olhar, como o nosso Deus, para os pobres, para os doentes e para aqueles que não têm fé. Dedicamos este altar para que ele seja para nós um sinal, para levarmos aos Homens este mistério de santidade, de luz, de aliança que o Senhor fez por nós».

 

Para o futuro

 

Nesta Capela celebrar-se-á a Eucaristia ferial do Santuário, às 17h, de terça a sexta-feira, entre Outubro e Maio, estando aberta das 16 às 17.45h. Futuramente, neste novo espaço terá lugar a Adoração Nocturna, para que o Santuário entre em sintonia com o mosteiro de Paray-le-Monial, local das manifestações do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque.

No entanto, como confirmou o Padre Sezinando Alberto, ainda não é possível apontar datas: «Primeiro temos que ter pessoas disponíveis para a Adoração. Gostaria que começasse gradualmente, isto é, depois da Eucaristia, duas horas, depois três, chegando até às 00h. Para tal é necessário que as pessoas se inscrevam no Santuário, indicando os dias e as horas de sua disponibilidade».

Para além desta nova capela, o Santuário tem várias obras previstas. A construção de uma Via Lucis e de um espaço museológico por cima da capela do monumento são, segundo o Padre Sezinando, o próximo passo. «Para além destas obras estão outras em curso, mas que se destinam a criar melhores condições aos nossos peregrinos», disse-nos ainda.


Anabela Sousa

 

Partilhe nas redes sociais!
04 de Abril de 2011