Consagração a Nossa Senhora

consagr

A Paróquia de Amora, na Vigararia do Seixal, consagrou-se a Nossa Senhora com a presença do Bispo de Setúbal. Foi no encontro de oração mariana do passado Domingo, dia 3 de Abril, integrado na visita pastoral de D. Gilberto dos Reis à comunidade.

Ao final da tarde de Domingo, pelas 17h, a comunidade paroquial de Amora encontrou-se na Igreja Beato João Baptista Scalabrini para rezar o terço diante do Santíssimo Sacramento e, ao mesmo tempo, consagrar-se a Nossa Senhora.

Este foi um momento para o qual o Pároco, Padre Pedro Granzotto tinha pedido, no início da visita pastoral, grande adesão mas que iniciou com a Igreja meia cheia. A pouco e pouco foi-se compondo de paroquianos.

O encontro foi animado pelos diferentes grupos e movimentos da paróquia e, na oração do terço, meditando nos mistérios gloriosos, a comunidade rezou pela acção pastoral, por todas as formas de sofrimento e por todos aqueles que estão afastados da Igreja. Rezou ainda pelo momento de crise política e económica que afecta Portugal, pelos frutos da visita pastoral de D. Gilberto e pelas vocações.

Diante do Santíssimo Sacramento, D. Gilberto pediu aos fiéis um momento de silêncio: «Temos diante de nós o próprio Jesus que, na Eucaristia, ficou connosco em sinal do Seu amor. Está aqui, verdadeiramente! Fiquemos em silêncio a contemplá-l’O, a deixarmo-nos amar por Ele, a ouvirmos o que hoje, nos quer dizer».

A finalizar, e já depois da consagração da paróquia e de cada um a Nossa Senhora, os fiéis rezaram ainda a oração de Vésperas, da Liturgia das Horas, orientada pelo Padre Pio Fantinato.

A visita pastoral de D. Gilberto dos Reis à Paróquia de Amora terminará no próximo dia 10 de Abril. Antes disso encontrar-se-á com os jovens no dia 8, com o Agrupamento 414 Amora e com os animadores da liturgia no dia 9.

Anabela Sousa

09 de Abril de 2011