Testemunhos públicos de Fé

DSC04558

A Paróquia de Miratejo / Laranjeiro, depois de ter vivido o tempo de Quaresma, deu início á Semana Santa, testemunhando publicamente a sua Fé com a Via – Sacra, à luz das velas, pelas ruas da Paróquia.

A exemplo do ano passado as estações foram arranjadas por paroquianos com altares improvisados, ao longo das ruas de Miratejo/Laranjeiro, preparados com todo o empenho, dedicação e fé para recordarem Jesus a caminho do Calvário.

No Domingo de Ramos foi o momento de fazer memória da entrada gloriosa de Jesus na cidade de Jerusalém. O encontro dos paroquianos, de ramos na mão, foi no Parque Zeca Afonso que, depois da Bênção dos mesmos, partem em Procissão até à Igreja Sagrada Família, imitando o gesto do povo em Jerusalém.

O grande momento de manifestação pública de fé foi a colaboração da Paróquia de Miratejo/Laranjeiro com a Paróquia vizinha de Corroios que se uniram para realizar a Procissão do Encontro.

Algo particular da Sexta-Feira Santa foi a Procissão do Enterro do Senhor,

percorrendo  as habituais artérias da Paróquia, levando andores com o esquife de Nosso Senhor, e a imagem de Nossa Senhora das Dores, representando  a morte e enterro de Jesus Cristo. Esta procissão foi marcada pelo ambiente de silêncio e oração, quebrado pelo som áspero das matracas que se ouvem ao longe.

No Domingo de Páscoa, tão desejado por toda a comunidade, depois da Missa, a grande surpresa das festas pascais: a “ procissão da ressurreição” que culmina esse período tão importante do calendário litúrgico. Foi um acto de devoção piedosa, percorrendo, mais uma vez as ruas de Miratejo, ao som da fanfarra dos Bombeiros Mistos do Seixal.

Uma nova tradição se tornou ainda realidade na Paróquia: o Padre José Pinheiro organizou a Visita Pascal com vários grupos, que depois de uma celebração de envio, andaram de casa em casa, seguindo um itinerário pré definido, a anunciar a Ressurreição de Jesus.

São Cardoso

07 de Maio de 2011