comprehensive-camels

Ciclo de Cinema Católico em Almada

babette

No próximo dia 7 de Dezembro e de 9 a 11, inclusive, decorrerá no Forum Romeu Correia, em Almada, o 2º Ciclo de Cinema Católico.

Este ano sob o tema Revelar-Te, o Ciclo propõe à cidade os diferentes matizes incluídos neste lema. Com efeito, aí se aponta para o cinema como Arte capaz de rondar o mistério e de o revelar, mesmo que para o fazer crescer mais ainda. Também capaz, portanto, de Revelar-Te, de dizer e mostrar na tela a presença desse Tu, que acreditamos ser o Verbo divino.

Trata-se de apresentar o que realiza a sensibilidade inspirada no facto cristão, de um modo que o homenageia. O que não quer dizer que os filmes a serem exibidos sejam ‘catequese’, narrativas directas e confessionais, obras de crentes para crentes.

Revelar-Te pretende mais do que isso! Trata-se da pretensão de encontrar um publico que se deixe cativar por este modo de ‘ver’. Da pretensão de dialogar com a cidade.

De participar e de dizer no fórum da cidade o que vêm os que vêm a partir de Cristo. Portanto, de contribuir para que se abra na cidade um espaço de convívio disponível para (re)conhecer a presença dos cristãos na cidade.

Como contributo que enriquecerá cada uma das quatro sessões, haverá um comentário feito por um convidado que apresentará o seu respectivo filme.

A excelente colaboração da Câmara Municipal de Almada permitirá, uma vez mais, que as entradas para ver os 4 filmes do Ciclo seja gratuita.

 

Programa

Dia 7: «Duns Escoto», realização de Fernando Muraco, comentado por Pe. Gonçalo Figueiredo OFM; Dia 9: «Monsieur Vincent», realização de Maurice Cloche, comentado pelo Prof. Guilherme de Oliveira Martins; Dia 10: «A festa de Babette», realização de Gabriel Axel, comentado pelo Prof. João César das Neves; Dia 11, «Shadowlands», realização de R, Attenborough, comentado pela Prof. Maria do Rosário Lupi Belo,

 

Partilhe nas redes sociais!
18 de Novembro de 2011