Nova Junta Regional tomou posse

JRS

No passado dia 6 de Novembro, memória litúrgica de São Nuno de Santa Maria, patrono dos Dirigentes do Corpo Nacional de Escutas, o novo executivo regional dos Escuteiros de Setúbal tomou posse na Sé da cidade sadina. A cerimónia, presidida por D. Gilberto dos Reis, Bispo diocesano, contou com a presença do Chefe Nacional, Carlos Aberto Pereira.

Depois de ter sido eleita a meados do mês de Outubro, a equipa São Nuno de Santa Maria, liderada por João Costa, tomou posse como Junta Regional do CNE em Setúbal. O mandato, que terá a duração de três anos, será marcado pelos valores do patrono dos Dirigentes.

«São Nuno serve-nos de modelo pela firmeza e coragem da sua acção, pela generosidade que colocou no seu serviço e pela humildade com que sempre se ajoelhou entregando-se à oração. Estamos certos de que precisaremos destas três características nos próximos três anos e de que será, sobretudo, na humildade da oração que encontraremos a firmeza para actuar», disse o novo Chefe Regional, João Costa.

No seu discurso de tomada de posse, João Costa disse também que acredita no valor do escutismo na região de Setúbal e que o trabalho a ser desenvolvido pela Junta Regional será feito ao lado dos dirigentes, com a sua ajuda. «O Corpo Nacional de Escutas é uma comunidade educativa e o crescimento, enquanto educadores, nasce da capacidade de partilharmos dúvidas e problemas para, em conjunto, encontrarmos soluções», afirmou.

O novo Chefe Regional deixou ainda uma clara mensagem aos dirigentes, acentuando o potencial evangelizador do CNE que atrai a si muitas crianças e jovens e quede outra forma não teriam oportunidade de conhecer Cristo: «É nosso dever como cristãos católicos contribuir para a formação das crianças e jovens que são confiados aos Agrupamentos. Educar para Cristo é um desafio muito grande na formação dos adultos e na forma como a Região deve ser percebida e afirmar-se».

Missão bela mas difícil

Já na homília da Eucaristia, o Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, tinha destacado que o Corpo Nacional de Escutas, enquanto movimento eclesial, deveria partilhar da missão evangelizadora da Igreja, integrando-a na pedagogia escutista.

«Amissão do CNE é bela mas difícil pois pede que as actividades se realizem de tal modo, que respeitando o caracter próprio de cada uma, se crie clima propício a abrir os jovens a Jesus Cristo Nosso Senhor. O CNE não pode delegar a missão de propor e educar a fé a uma missa mensal, para uma oração nas reuniões ou então para a catequese», referiu o Prelado.

De acordo com D. Gilberto, o segredo para gerar nas crianças e jovens o desejo de estar com Jesus está na escolha, preparação e formação integral e permanente dos seus dirigentes. Uma preocupação que tem existido no Escutismo em Setúbal mas que, de acordo com o pastor da diocese, deverá ainda ser maior no futuro.

Desejo de servir

A concelebrar com D. Gilberto dos Reis esteve a Assistência Regional, os Padres Marco Luís, Carlos Silva e Luís Ferreira. No final da cerimónia, o Assistente, Padre Marco Luís, recordou ao novo executivo que a sua acção deveria ser pautada pelo «desejo de servir em defesa da Verdade, acima de tudo e de todos».

Algumas palavras foram ainda deixadas pelo Chefe Nacional, Carlos Alberto Pereira, que marcou presença naquele acto solene. À Junta Regional cessante, chefiada por Rui Pinto Gonçalves, que também esteve presente, o Chefe Nacional agradeceu o trabalho desenvolvido e dirigiu ao novo executivo regional, uma palavra de louvor, confiança e alegria na esperança pela missão assumida.

Anabela Sousa

18 de Novembro de 2011