Quinta do Conde tem novo pároco

pdanieln

A Paróquia da Quinta do Conde recebeu um novo pároco. Depois de quatro anos acompanhada pelo Padre Júlio do Vale, esta comunidade fica agora confiada ao Padre Daniel Nascimento. A tomada de posse aconteceu no passado Sábado, dia 1 de Setembro, na Eucaristia presidida pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis.

Depois de ter sido ordenado presbítero em Julho do ano passado e de ter servido a Igreja, no seu primeiro ano de sacerdócio, enquanto vigário paroquial de Arrentela, o Padre Daniel Nascimento foi agora chamado a um novo desafio: ser pároco da Quinta do Conde, uma comunidade em franco crescimento físico e espiritual.
Na tarde do passado Sábado, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Água, primeiro, e a de Nossa Senhora da Esperança, depois, encheram-se de paroquianos da Quinta do Conde, de Arrentela e até São Sebastião de Setúbal, paróquia de onde é originário o Padre Daniel Nascimento para testemunhar esta chegada.
À ‘nova’ comunidade, o Padre Daniel disse que já os trazia no coração, que rezava por cada um e deixou um propósito: «Eu, pobre servidor, irei fazer o meu melhor para servir a Igreja nesta Paróquia. Curiosamente, esta foi a primeira Igreja onde celebrei Eucaristia logo dois dias depois de ter sido ordenado, numa substituição do Padre Júlio. Quis Deus conduzir-me, agora, até aqui. Agradeço a confiança do Senhor Bispo», disse.
Ao deixar a Quinta do Conde, o Padre Júlio do Vale dirigiu-se também aos antigos paroquianos, dizendo: «Ao fim de quatro anos dou graças a Deus por todos os que aqui me ajudaram a ser mais Padre. Dou graças a Deus por todos e por tudo neste dia em que sou sucedido pelo Padre Daniel».

Anúncio da Palavra

Na homília da Eucaristia, o Bispo diocesano referiu-se à importância do anúncio da Palavra de Deus face à ‘fome espiritual’ que o mundo atravessa. «Hoje, mais do que nunca é importante insistir e oferecer a Palavra de Deus ao mundo. A missão de um Padre é grande, mas este é o primeiro serviço de um Padre, o serviço da Palavra», afirmou.
«No dia em que Deus vos entrega um novo pároco, desejo-vos, a vós e ao Padre Daniel, uma bela e longa caminhada para céu na escuta, na prática e no anúncio da Palavra de Deus uns aos outros», disse o Prelado. «Quero também deixar uma palavra de ao Padre Júlio e agradecer-lhe a dedicação e sabedoria pastoral com que aqui esteve. É uma palavra que lhe devo, e dizer-lhe que me enche de alegria ver o coração disponível dele», concluiu D. Gilberto.

Anabela Sousa

11 de Setembro de 2012