Novo pároco 46 anos depois

monte

A paróquia de Nossa Senhora do Monte, no Monte da Caparica, recebeu um novo pároco, passados 46 anos de serviço do Pe. Domingos Morais. A paróquia fica agora confiada ao Pe. Pedro Quintella. A tomada de posse aconteceu no passado dia 28 de Outubro, em Eucaristia presidida pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis.

Depois de mais de quatro décadas de trabalho pastoral no Monte da Caparica, o Pe. Domingos Morais deixa essa responsabilidade devido à sua idade avançada, e alguma fragilidade física, para passar a ser o pároco emérito da paróquia do Monte. «Agora sou paroquiano como vocês», disse, agradecendo ao prelado por o ter deixado permanecer naquela paróquia. O sacerdote lembrou ainda a toda a comunidade que «está ao dispor» de quem precisar, dentro das suas limitações.
A Igreja de Nossa Senhora do Monte foi pequena para acolher todos os presentes. Muitos foram os amigos do Pe. Pedro Quintella que quiseram estar presentes na tomada de posse. Os vários campus universitários da Almada, alunos e professores, a associação Vale de Acór, utentes e funcionários, várias religiosas, amigos e familiares marcaram presença. O dia era marcante para a localidade, e até a presidente da Câmara de Almada, Maria Emília Sousa e o vereador da Cultura, António Matos, marcaram presença na cerimónia.
Ainda no início da celebração eucarística um representante da comunidade paroquial do Monte da Caparica referiu que era um dia importante para a Paróquia e para a Freguesia. «Há quarenta e poucos anos tivemos a alegria de receber como pároco o Pe. Domingos Morais, com o qual colaborámos, com todo o nosso entusiasmo e alegria, na missão de anunciar a todos a Palavra de Deus», referiu, sublinhando que «não foi fácil esta caminhada, pois o caminho para Deus é árduo, sinuoso e cheio de espinhos, tendo sido necessário desbravar esse caminho com todas as nossas forças e entusiasmo». Continuou dizendo que «um dia as nossas forças físicas traem-nos, o entusiasmo e a alegria começam a fraquejar e há então que substituir alguns operários para revitalizar as forças dessa mesma caminhada».
Endereçando as palavras diretamente para o pároco emérito, o porta-voz da comunidade referiu que «chegou agora o momento de descansar um pouco, depois do trabalho desenvolvido ao longo da sua vida, ao serviço de Deus e dos seus paroquianos». «Um descanso muito merecido, aos 83 anos de idade», disse, sublinhando que em virtude de ter decidido ficar como pároco emérito, muito alegra a comunidade para que possa continuar a estar presente na sua vida, com a amizade e entrega a que sempre habituou».

Confiança na comunidade

Ainda na posse da palavra, o porta-voz referiu que recebem o Pe. Pedro Quintella «com muita alegria e com o compromisso de colaborar com o sacerdote na missão que lhe foi confiada». «Poderá desde já contar com todos os seus novos paroquianos, que se dispõem a continuar o trabalho de construção do Reino de Deus que tem sido desenvolvido até aqui», concluiu.
Aos presentes, o novo pároco agradeceu a todos o carinho e a comparência na cerimónia. À sua nova comunidade referiu que conta com todos para desempenhar mais uma tarefa ao serviço do Reino. O Pe. Quintella manifestou ainda a sua felicidade por voltar ao local onde foi batizado e onde começou a sua caminha cristã, através de um tio. Lembrou ainda a amizade que tem com o Pe Domingos Morais.
Na homília, o bispo diocesano aproveitou para agradecer a disponibilidade do Pe. Pedro Quintella, e manifestou confiança de que este novo serviço não o irá prejudicar nas outras atividades que até agora tem entre mãos. «O padre empresta o melhor da sua vida e do seu ser a Cristo», referiu, e é assim que vai ajudando a «libertar os olhos da cegueira» de todos os que lhe são confiados.

Bruno Máximo Leite

05 de Novembro de 2012