Vila Nogueira de Azeitão

procissao azeitao

Como é tradição em Azeitão, no passado dia 1 de Novembro, teve lugar na Capela da Santa Casa da Misericórdia de Azeitão a Missa Solene e a procissão com a imagem do Senhor dos Passos. Mesmo não sendo feriado, pelas razões conhecidas, a procissão em Azeitão manteve-se no dia 1 de Novembro mas à noite. Um tempo fresco e sem chuva que levou as pessoas a sair à rua para meditar na vida com o Senhor dos Passos.

Esta é uma procissão que se realiza como agradecimento da população desta Paróquia ao facto de ter sido poupada à catástrofe do terramoto de 1755. Quem entrava em Azeitão ficava interpelado com o que se estava a passar, uma vez que a organização colocou pequenas velas em todo o percurso da procissão, dando uma luminosidade diferente à principal via da localidade. A pequena capela mais uma vez foi pequena para acolher todos os devotos, mas muitos foram os que permaneceram na rua junto dos outros para se manterem a uma temperatura mais amena. Lá dentro o Pe Luís Ferreira, pároco de Azeitão, presidia à Eucaristia da solenidade de Todos os Santos. Concelebrou Frei António Teixeira, que ia fazer o sermão, junto ao Cruzeiro da localidade.

Era 22.30h quando a imagem do Senhor dos Passos saiu à rua e percorreu a rua principal de Azeitão até ao cruzeiro, passando por milhares de velinhas que marcavam o caminho.

No largo do Cruzeiro as pessoas puderam ouvir as palavras de Frei António Teixeira. «O Senhor

dos Passos pede ânimo, força, fé e amor para vencer todas as crises e ultrapassar todos os obstáculos», disse, acrescentando que aquela imagem do Senhor é um grito pelo amor, para sair dos nossos egoísmos. «Temos por isso que dar um entusiasmo novo à nossa fé», referiu. «O Senhor dos Passos não é apenas uma imagem que passa nas ruas, não é apenas para as devoções “fofas” do coração mas para sermos cristãos de fibra», referiu.

No final a imagem voltou à capela da Misericórdia no mesmo ambiente de oração que tinha envolvido toda aquela noite.

Bruno Máximo Leite

12 de Novembro de 2013