Dia Diocesano dos Catequistas

IMG_4444

No passado dia 2 de Fevereiro teve lugar no Auditório da Anunciada, em Setúbal, mais um Dia Diocesano do Catequista, desta vez com o tema “Keep calm e… Celebra os Sacramentos.”

Foi um auditório que se encheu para aprender mais acerca dos sete sacramentos, apresentados ao longo do dia. A apresentação foi feita pelas sete vigararias da diocese.

A manhã teve como ponto alto a conferência da Irmã ngela Coelho, que tocou ao coração dos presentes com o tema: «Hoje sou mais feliz que tu», recordando a importância dos sacramentos no caminho de santidade da vida dos três Pastorinhos de Fátima.

Depois do almoço partilhado, os catequistas aproveitaram a presença de Irmãs e Irmãos consagrados para conhecer melhor a sua vivência, no dia destinado à Vida Consagrada. Os religiosos transmitiram assim um pouco sobre as maravilhas e desafios da vocação de Amor a todos os presentes.

Na Eucaristia, o bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, referiu-se como que a «dois catequistas que se complementam»: o pregador exterior, elemento visível que somos todos nós; e o pregador interior, elemento invisível mas essencial no encontro com Jesus: o Espírito Santo.

O Pastor da diocese apelou a todos os catequistas para «serem como Simeão e Ana, que descobrem Jesus presente, que entra na nossa vida e nos diz que ser cristão, que ser catequista, tem sentido e vale a pena, porque é o Espírito Santo que nos conduz e nos guia.»

Como mensagem final, pegando nas palavras do Papa Francisco no seu discurso aos catequistas, mensagem bela que se pôde rever neste dia, incitou-os a ser testemunhas de Cristo Ressuscitado, procurando sempre sinais de Jesus na vida.

O dia terminou com o desejo de uma diocese com catequistas orantes, contemplativos e centrados no Espírito.

Sara Pereiros

11 de Fevereiro de 2014