Padre Fernando Belo

DSC_0194

O Pe Fernando Belo celebrou no passado dia 15 de Agosto as bodas de ouro de ordenação sacerdotal. A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Almada, acolheu familiares e amigos do sacerdote numa cerimónia presidida pelo bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis.

Há 50 anos ordenou-se sacerdote da Igreja. O sacerdote que é mais conhecido por Pe Belo juntou família, amigos e paroquianos em volta do altar para a Eucaristia e depois num almoço no seminário de Almada.

«Hoje dizemos Magnificat ao Senhor pedindo fidelidade por este meio século de sacerdócio do Pe Belo», disse o prelado, sublinhando «as alegrias profundas que provocou na sua ordenação no anúncio da Palavra, na celebração da liturgia, na construção de uma sociedade missionária». Um sacerdote que, segundo as palavras de D. Gilberto dos Reis, construiu através da estima uma relação com os jovens, crianças, idosos e colegas de sacerdócio. «O Pe Fernando está de parabéns bem como as comunidades que cuidou e continua a cuidar», referiu, lembrando que «uma Igreja quando mais se dá, mais bela fica».

Para o prelado «o padre é chamado com Jesus para andar com Ele, bem como com todo o presbitério, para comunicar a alegria do Evangelho e formar discípulos missionários e edificar a Igreja de Cristo». «O padre não existe para si mas para o povo de Deus», salientou.

O Pe Fernando Belo encontrava-se bastante feliz por aquele dia. «Recordamos o momento em que a Mãe de Deus depois de cumprir a sua missão é elevada aos Céus», lembrou. «O sacerdócio nasce da Eucaristia e agradece a dádiva que Deus dá aos seus sacerdotes», salientou, pedindo que não faltem sacerdotes. «É o dom que recebi e que hoje agradeço e quero celebrar e agradecer convosco. Feliz coincidência de ter sido ordenado há 50 anos neste dia e ter vindo para esta paróquia com esta denominação», confessou.

Para o padre foi um «dia de gratidão e emoção», pois parece que «foi ontem que foi ordenado». «Nós contamos os anos, Deus conta o gesto», disse, acrescentando que o seu lema «é servir pela vida». No final das suas palavras referiu que seus pais gostaram muito da cerimónia preparada e que lá no céu observaram certamente. No final recitou um poema dedicado pelo próprio à sua mãe que fez questão de oferecer a todos os presentes convidando para rezarem pelas suas mães.

No final da Eucaristia, o Bispo de Setúbal, em nome da igreja diocesana, abraçou o sacerdote num momento de grande afectividade.

Da Benedita a Almada

Nascido na paróquia da Benedita, concelho de Alcobaça, terminou os estudos teológicos no Seminário dos Olivais em 1964, tendo sido ordenado presbítero na Sé de Lisboa, pelo Cardeal D. Manuel Cerejeira, na solenidade da Assunção de Nossa Senhora desse mesmo ano.

Após a ordenação, foi nomeado coadjutor da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, onde esteve até 1967, ano em que veio para Almada, onde foi professor de Moral no Externato Frei Luís de Sousa e na Escola Técnica António da Costa. Em 1972, foi-lhe confiada a paróquia da Moita. Em 1999, recebeu o ofício da paróquia de Almada, na qual se encontra.

Foi vigário forâneo, sucessivamente, das vigararias do Barreiro/Moita e de Almada e membro do Conselho de Presbíteros.

Bruno Máximo Leite

08 de Setembro de 2014