Agrupamento de escuteiros a nascer

cneaffonseiro

A paróquia da Imaculada Conceição, no Montijo, está neste ano a formar um agrupamento do Corpo Nacional de Escutas (CNE), um anseio do atual pároco, Pe Leonel Francisco, que desde a sua entrada em 2012 pensa neste projeto.

«Sentia-me esmagado pelo desejo das pessoas em querer ter um agrupamento na paróquia», disse o sacerdote. Aquando da sua chegada à paróquia, o Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, referiu que era uma das prioridades para aquela comunidade.

Sérgio Silveira, responsável pelo agrupamento, referiu que «a ideia de formação deste agrupamento já vem de trás, desde o ano de 2006, onde até chegou a existir um número provisório de Agrupamento, mas onde por diversas razões não foi possível a concretização do projeto».

No entanto, com a chegada do Pe Leonel Francisco «esta ideia tornou-se um objetivo pastoral, uma vontade e força que vai tornar-se realidade e está patente na formação do agrupamento». «Esta paróquia tem um vasto grupo de crianças e jovens a frequentar a catequese e acreditamos que um agrupamento de escuteiros vai trazer mais crianças, jovens e até adultos até à nossa Igreja de forma a dar continuidade ao trabalho de evangelização aqui existente», confessou.

O futuro agrupamento já iniciou o caminho em Abril passado, no momento em que aconteceu a canonização de S. João Paulo II.

Em Maio abriram as inscrições e oficializaram a abertura do ano escutista no passado dia 20 de Setembro, com a primeira reunião de pais onde contaram com a presença do Chefe Regional João Costa. «Neste primeiro ano, iniciamos com a 1ª Secção, de Lobitos, uma Alcateia com o patrono Pastorinhos de Fátima, a abertura da 2ª Secção, de Exploradores, fica dependente das capacidades e aumento do número de recursos adultos, para ser realizado um bom trabalho educativo», referiu.

A primeira reunião com a Alcateia decorreu no passado dia 27 onde estiveram 22 elementos, e vai reunir semanalmente aos sábados, por norma das 14h às 16.30h na Igreja Paroquial.

Para já o dirigente adianta que estão a criar esforços para participar na procissão paroquial de 13 de Outubro e nos 40 anos da nossa Diocese no dia 25 de Outubro em Fátima.

Remodelar a futura sede

Em termos de condições este novo agrupamento está sediado numa sala na Igreja Paroquial, mas têm um edifício cedido, na antiga “Capela do Afonsoeiro”, para ser a Sede. «Estamos numa fase de obras de remodelação e melhoria do espaço, onde a boa vontade e a angariação de fundos irá tornar este espaço habitável para as nossas atividades», disse Sérgio Silveira. Em termos de recursos humanos neste momento o agrupamento tem três dirigentes e seis candidatos a dirigentes. «Foi aberta uma Alcateia, que neste momento já tem 26 elementos inscritos, no entanto estamos ainda com inscrições abertas», disse.

Em relação a objetivos o dirigente refere que «dentro do imaginário que tem como titulo “As viagens de João Paulo II”, ao longo deste triénio do projeto a que propõe realizar «temos como objetivo principal conseguir a abertura oficial do Agrupamento até ao ano escutista 2015-2016, através da vivência escutista vivida na Fé; fortalecendo o espírito escutista; crescendo na humildade e trabalhando com dom e sabedoria», acrescentou.

BML

13 de Outubro de 2014