Paróquia de Corroios

igrejacorroios

Celebrou-se, no passado dia 13 de Outubro, na Igreja de Nossa Senhora da Graça de Corroios, a Eucaristia presidida pelo Pároco, Pe. Casimiro Henriques, assinalando os 40 anos da restauração da Paróquia de Corroios.

Há quarenta anos, o Cardeal D. António Ribeiro voltava a separar as Paróquias de Amora e Corroios, que depois do terramoto tinham sido anexadas, devido ao estado de ruína em que se encontravam as igrejas do “Termo de Almada”.

Nesta eucaristia foram lembrados todos os sacerdotes que passaram pela Paróquia, em particular o Pe. António Benetti e o Pe. Norberto Lino, que já partiram para a casa do Pai. Foram igualmente recordados muitos leigos que animaram e ajudaram a reconstruir a Igreja de Corroios.

A celebração da Eucaristia terminou no exterior da igreja, com a bênção de uma imagem, colocada na parede lateral à Igreja, em honra de Nossa Senhora e da autoria do escultor Hugo Maciel. Esta imagem, lembrou o Pároco, serve fundamentalmente para abençoar todos e cada um que por ela passar, de forma particular as famílias, e ainda mais particularmente as mães que, tal como Maria, têm a função de proteger cada filho.

Foi igualmente lançado, nesta celebração, o livro “40 anos… 40 Ecos” da autoria do Pe. Casimiro Henriques. Esta obra é composta por uma compilação de 40 artigos escritos no boletim paroquial “Ecos da Paróquia”. As verbas provenientes da venda desta obra revertem para a construção do Centro Pastoral S. Nuno de Santa Maria e para fazer face à aquisição da obra exposta na fachada lateral da Igreja.

Henrique Daniel

27 de Outubro de 2014