Serviço Pastoral à pessoa com deficiência

DSC_0984

No passado dia 11 de Novembro reuniu-se na Cúria Diocesana, em Setúbal, o Conselho Pastoral Diocesano, presidido pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis. Uma reunião onde se abordou o serviço pastoral na Saúde, em especial para pessoas com deficiência.

Com a presença de dezasseis conselheiros os trabalhos tiveram início com a oração da «hora Intermédia».

O prelado começou por enaltecer o êxito da peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima, no âmbito das celebrações dos 40 anos da Diocese. Deu ainda conhecimento que terminou o sínodo extraordinário dos Bispos para a Família e que vai haver um ano de reflexão e amadurecimento. Após esse tempo haverá o sínodo ordinário.

Os conselheiros reuniram-se em grupos de trabalho tendo abordado temas relacionados com o Serviço Pastoral a pessoas com deficiência.

Saber se existem grupos de voluntários na Pastoral da Saúde e qual o lugar das pessoas com deficiência na comunidade, bem como se estão inseridos na paróquia, foram alguns dos temas. Reflectiu-se ainda sobre a forma de acolher, transmitir a Boa Nova e a inserir as pessoas com deficiência. Os conselheiros presentes puderam dar conta dos exemplos que conhecem. A pastoral da Saúde ainda não está implementada em todas as paróquias mas já existe um caminho feito. Sobre as pessoas com deficiência na comunidade paroquial são frequentes e são inseridas nos serviços de liturgia, catequese e voluntariado. Ainda sobre o tema referiu-se que é preciso olhar caso a caso a pessoa e em especial a famílias que também precisam de ser integradas, compreendidas e amadas.

O bispo diocesano referiu que cada paróquia podia criar um grupo bem formado e sensibilizado para estas realidades onde haja a consciência que o outro tem de ser integrado de forma plena. O prelado salientou que é preciso cuidar das famílias das pessoas com deficiência, ajudando os pais/familiares a terem um tempo só para eles, acrescentando a importância da sensibilização e a integração destas pessoas nas celebrações.

O próximo Conselho Pastoral Diocesano vai ser no dia 17 de Maio de 2015, no mesmo local.

24 de Novembro de 2014