40 anos de alegria

DSC_0545

O passado fim-de-semana, 18 e 19 de Abril, foi de grande alegria para os Escuteiros da região de Setúbal, que viveram mais uma edição dos seus Jogos da Primavera. Os 40 anos da diocese e da região foi o tema escolhido pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE) de Setúbal, numa animação que conquistou a cidade de Almada durante os dois dias.

Neste momento de comemorações diocesanas, foram 3751 os inscritos nesta atividade. «Batemos o recorde de escuteiros nos Jogos da Primavera ao celebrar os nossos 40 anos», disse João Costa, Chefe Regional do CNE, acrescentando que «foram três dias de muitos sorrisos, conquistas e oportunidades para aprofundar amizades e o orgulho de sermos esta grande Região».

«Celebramos 40 anos da Região com o lema: Alegra-te e Evangeliza, com a alegria de ser Escuteiro, de continuar a viver em Setúbal o que foi criado por Baden Powell». Dirigindo-se aos milhares que participaram na Eucaristia, no Parque Comandante Júlio Ferraz, bem no centro da cidade do Cristo Rei, o Chefe Regional salientou que o CNE «celebra o passado para fazer o presente e acreditando no futuro». Chamando os chefes de agrupamento presentes, felicitou todos pelo trabalho de tornar o escutismo vivo na Região.

A Eucaristia, que se celebrou no sábado à noite, foi presidida pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, que manifestou a alegria de estar presente com todos os escuteiros, quase quatro mil.

Testemunhas de Cristo

«Hoje, nestes Jogos da Primavera, quereis e muito bem celebrar 40 anos de escutismo na diocese», referiu aos escutas, sublinhando que há até agrupamentos com bem mais idade, tal como algumas das paróquias, e aproveitou para resumir a criação da Diocese, explicando que «só que quando o beato Paulo VI concedeu a graça de Setúbal se tornar diocese, então toda esta unidade eclesial se tornou uma Igreja local, onde esta presente toda a igreja espalhada por tudo o mundo».

Por isso, continua a dizer que «também no escutismo começou numa nova era uma nova região». «Sois a Igreja de Setúbal, sois o Corpo de Jesus e o Templo de Jesus», salientou.

Para o prelado este movimento enriquece a Igreja de Setúbal, e nele o testemunho do mais pequeno ao mais velho é importante. «Há muito para fazer, existem muitos desanimados, é preciso levar esperança, lembrar que é preciso alegria», disse.

Para o pastor da diocese é preciso que todos sejam «testemunhas que Jesus Ressuscitou e que está connosco e com Ele a vida tem sentido».

«Como podemos ser testemunhas?», interrogou o prelado, para logo responder: «Com a vida». «Que a vossa vida demostre aos outros e que revele que há nela qualquer coisa de Jesus Cristo», disse, acrescentando que é preciso «ser Palavra para olharem para nós com a vontade de serem como nós». «Podemos fazer isso em qualquer lado: em família, na escola, no trabalho e na rua, e em toda a parte», lembrou.

Ajuda aos perseguidos

O ofertório da Eucaristia reverteu para a Fundação “AIS – Ajuda à Igreja que sofre”, a fim de colaborar com os irmãos do Iraque que estão a ser perseguidos por serem Cristãos.

Durante o ofertório todos os agrupamentos presentes abeiraram-se do altar para colocar as ofertas de cada um. Para receber esta oferta esteve Catarina Martins, presidente da AIS, que agradeceu a generosidade. A responsável, chegada do Iraque, testemunhou o pedido dos Cristãos que são forçados a abandonar as suas casas para campos de refugiados. «Por favor não se esqueçam de nós», foi o pedido feito pelos Iraquianos perseguidos a Catarina Martins. «Por favor rezem pelos irmãos no Iraque e obrigado por eles», disse.

Bruno Máximo Leite

27 de Abril de 2015