Cruz da Evangelização peregrina na diocese

DSC_0177

A Cruz da Evangelização está a percorrer a diocese entre os dias 24 e 31 de Janeiro. A entrada solene da Cruz foi feita no Jubileu dos Catequistas, e termina no próximo domingo na paróquia da Sobreda.

A Cruz da Evangelização, que foi entregue pelo Papa São João Paulo II ao continente europeu nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em Buenos Aires, em 1987, está a percorrer as dioceses portuguesas.

Esta é uma iniciativa promovida pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) e dinamizada pela Pastoral Juvenil de Setúbal (PJS) que recebeu no passado dia 23 de Janeiro na paróquia de Grândola, diocese de Beja, a Cruz das mãos do bispo diocesano. A Cruz acompanhou os catequistas na entrada da Porta Santa na Sé de Setúbal, onde foi celebrada a Eucaristia presidida pelo bispo sadino, D. José Ornelas.

A passagem na nossa diocese vai permitir que em uma semana percorra todas as vigararias. Para já, nas primeiras paróquias, a adesão não foi a desejada. A preparação das vigilias foi da responsabilidade das paróquias locais que deram o seu melhor no acolhimento da Cruz peregrina, com orações em estilo de Taizé, celebrações da Cruz e testemunhos de participantes em edições anteriores de JMJ foram alguns do esquemas encontrados nos primeiros dias de acolhimento.

Entretanto já hoje, sexta-feira, a Vigararia de Almada recebe-a às 21h, na Paróquia da Cova da Piedade, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima. No dia 31 estará na Vigararia da Caparica às 21h na Paróquia da Sobreda – Capela de Nossa Senhora do Livramento. O envio da Cruz vai ser no dia 31 às 18h30 com Eucaristia presidida pelo Diretor da PJS, Pe. João Dias, na Capela de Nossa Senhora do Livramento (Sobreda).

Bruno Máximo Leite

01 de Fevereiro de 2016