Reinauguração do Museu dos Ex-votos

No passado dia 16 de julho comemorou-se o 41.º Aniversário da Diocese de Setúbal. A efeméride ficou marcada pela presença de D. José Ornelas de Carvalho, Bispo de Setúbal, que rezou a missa na Igreja da Atalaia, no Montijo, seguindo-se a reinauguração do Museu dos Ex-Votos. O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, marcou presença nestes atos.

O Museu dos Ex-Votos do Santuário de Nossa Senhora da Atalaia foi, assim, reinaugurado depois de ter sido alvo de uma reestruturação, com o objetivo principal de organizar a exposição das centenas de peças que compõem o seu espólio.

Um ex-voto pode ser um grande número de objetos, desde um quadro a uma imagem, um objeto de cera, uma bandeira, uma fotografia ou outra expressão artística. São objetos oferecidos pelos fiéis a Jesus, Maria ou ao Santo da sua devoção, neste caso a Nossa Senho.º ra da Atalaia, a quem se atribui a intercessão de uma especial graça ou milagre que lhe foi concedido.

O Museu dos ex-Votos do Santuário de Nossa Senhora da Atalaia tem peças muito antigas, com mais de 300 anos, e objetos recentes que testemunham a fé e o agradecimento das pessoas à Nossa Senhora da Atalaia.

In Distrito Online

22 de Julho de 2016