Dom que se recebe para partilhar

cursilhossantamaria

No passado Domingo, dia 04 de dezembro, na Igreja de Santa Maria (Barreiro), decorreu o encerramento do 103º cursilho de senhoras e do 129º de homens. O Bispo sadino, D. José Ornelas, marcou presença e sublinhou que «a nossa religião não é para consumo próprio, é um dom que se recebe para partilhar».

O Movimento dos Cursilhos de Cristandade na Diocese de Setúbal recebeu como membros mais recentes da família cursilhista, 16 homens e 21 senhoras, que de 01 a 04 de dezembro realizaram pela primeira vez esta experiência de encontro com Cristo.

No encerramento destes dois cursilhos, que decorreu na Igreja de Santa Maria, no Barreiro, marcou presença o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas. Na ocasião, o Prelado afirmou que estes dois cursos, no tempo de Advento, a caminho do Natal, são dois presentes de Deus para a Igreja de Setúbal. «Vendo a vida dos cursistas na Paróquia, agradeço a Deus pelo que aqui fazem, pela vida de Evangelho que levam», disse.

O Bispo diocesano destacou ainda que um cursilho é um «encontro com Cristo que muda radicalmente a nossa vida», e que não é para ficar guardado. Assim, pediu que cada um dos novos cursistas levasse este encontro com Jesus para as suas famílias, para os seus grupos e comunidades, dando testemunho d’Ele e anunciando-O.

Dom para partilhar

«A nossa religião não é para consumo próprio, é um dom que se recebe para partilhar, porque só assim é que se muda o mundo. Encontrámos Cristo, encontramo-nos uns com os outros, na comunidade, na Igreja, e por isso temos que ser Seus anunciadores. Que este encontro com o Senhor continue e sejamos portadores deste anúncio: o nosso Deus está vivo!», disse.

O 129º cursilho de homens, que se realizou no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, teve como reitor António Baptista e como vice-reitor Olivério Jorge. A assistência espiritual esteve entregue ao Padre Rui Gouveia.

Já no 103º cursilho de senhoras, que decorreu na Casa de Oração de Santa Rafaela, em Palmela, Purificação Cardoso foi a reitora e Amélia Mota, a vice-reitora. Os sacerdotes, assistentes espirituais, que acompanharam, foram o Padre Miguel Alves e o Padre Geraldo Kalemesa.

Anabela Sousa

09 de Dezembro de 2016