Seminarista João Duarte instituído Leitor

2017-01-JAN-Leitor-Joao-Paulo

No passado dia 25 de janeiro, festa da conversão de São Paulo, o Seminário de Almada esteve em júbilo com a celebração do seu padroeiro. Na Eucaristia presidida pelo Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, o seminarista João Paulo Duarte foi instituído leitor. A noite terminou com uma conferência do Professor César das Neves intitulada «São Paulo, hoje».

Na homilia da Eucaristia, o Bispo diocesano destacou três dimensões da vida de São Paulo que devem interpelar cada um dos cristãos. Em primeiro lugar, D. José salientou o encontro de Paulo com Cristo no caminho de Damasco.

«De facto – disse o Prelado – o encontro com Jesus muda a nossa agenda e todas as nossas prioridades. Há uma adesão total de Paulo a Cristo porque foi muito amado quando ainda era pecador. Aprender e conhecer o Amor de Deus é essencial: é isso que esta casa pretende fazer, à semelhança de Paulo, que também fez esta aprendizagem», referiu ainda.

«Na Fé e no Amor não há ‘talvez’»

Ao terminar a semana de oração pela unidade dos cristãos, D. José Ornelas sublinhou a segunda dimensão da vida de São Paulo: um Homem da comunhão da Igreja. «O Amor é a plenitude da Lei , além dos costumes e ritualismos», afirmou o Bispo destacando que a Igreja de Cristo, em Setúbal, tem que ser uma «Igreja aberta ao mundo».

Finalmente, na terceira dimensão, o Bispo apontou Paulo como o “Apóstolo das gentes”: «São Paulo foi enviado a anunciar o Evangelho aos gentios. Também nós hoje somos chamados a oferecer o Evangelho que é dom gratuito de Deus. Não é impor, mas oferecer com liberdade porque na Fé e no Amor não há ‘talvez’. Se é nisto que acreditamos, é isto que temos que oferecer como proposta».

28 de Janeiro de 2017