Pastoral da Mobilidade Humana

2017-04-ABR-Apostolado-Mar-Nacional

Armando Jorge de Oliveira, membro do Stella Maris de Setúbal, é o novo Diretor Nacional do Apostolado do Mar para o triénio 2017-2020. A acompanhá-lo, enquanto Assistente Nacional, estará o Padre Miguel Alves, pároco da Anunciada. As nomeações aconteceram na Assembleia Plenária da CEP que terminou, na passada quinta-feira, em Fátima.

O Apostolado do Mar é uma Obra Internacional Pontifícia da Igreja Católica que acompanha os profissionais ligados à atividade marítima, e integra o Secretariado Nacional da Pastoral da Mobilidade Humana.

Existe em Portugal desde 1935 e está presente nas praias portuguesas, com o seu espírito de dinamismo cristão traduzido na linguagem e na cultura do homem do mar, particularmente no setor da pesca.

Na Diocese de Setúbal está implementado em Sesimbra e Setúbal (paróquias da Anunciada e de São Sebastião), onde existe uma casa «Stella Maris».

Está implementado, também, em Viana do Castelo, Caxinas, Aveiro, Buarcos, Nazaré, São Martinho do Porto, Peniche e Fuzeta.

O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, manifesta o seu contentamento pela colaboração que a Diocese de Setúbal dá à Igreja nacional, e que manifesta o espírito de abertura com que a Diocese trabalha e colabora com toda a Igreja, como acontece em tantas outras dioceses do país.

Mais união entre os setores e trazer jovens ao movimento

O novo diretor nacional do Apostolado do Mar diz que recebeu a notícia da sua nomeação com muita alegria, mas está consciente dos desafios que se afiguram: “Sei que vai ser um novo desafio na minha vida. Se o Senhor me quis chamar para esta missão, só Ele sabe porquê, mas eu não poderia dizer “não”, porque o movimento de há alguns meses a esta parte anda a navegar em águas muito agitadas. Falta-lhe o mestre da ‘Barca'”.

Conseguir mais união entre os setores que pertencem ao Apostolado do Mar e trazer jovens ao movimento, estão entre as principais prioridades de Armando Oliveira, que já tem em agenda a Festa das Praias (Encontro do Apostolado do Mar) em Caxinas, a 04 de junho e a reunião nacional, em Fátima, com todos os setores, a 10 de julho.

Armando Jorge Oliveira é natural de Setúbal e pertence à Paróquia de São Sebastião. Nascido a 10 de junho de 1957, é casado, tem duas filhas e três netos.

É o Presidente da Comissão de Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia desde 1992 e coordenador de sector do Apostolado Mar na Paróquia São Sebastião desde 1998. Colabora, habitualmente, nas cerimónias religiosas sobre as festividades ligadas ao mar, nomeadamente no Dia do Pescador (promovido pelo Apostolado do Mar de São Sebastião e pela Câmara Municipal de Setúbal).

Anabela Sousa

27 de Abril de 2017