Festival da Canção Jovem Cristã – Vigararia do Seixal

Festival Seixal

Os jovens da Paróquia do Seixal foram os vencedores da 28ª edição do Festival da Canção Jovem Cristã da Vigararia do Seixal. Em ano do Centenário das Aparições de Fátima, o festival foi subordinado ao tema «Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe».

[Fotografias disponíveis no Facebook da Diocese de Setúbal, clicando aqui.]

O XXVIII Festival da Canção Jovem Cristã da Vigararia do Seixal realizado ontem, dia 06 de maio, foi organizado pelo Grupo de Jovens da Arrentela e contou com onze canções participantes oriundas das paróquias de Corroios, Fernão Ferro, Amora, Arrentela, Vale de Milhaços e Seixal.

As canções concorrentes foram avaliadas pelos membros do júri composto por três elementos: o diretor da Pastoral da Juventude de Setúbal, Padre João Dias; Henrique Silva, músico que pertenceu à banda Terceira Margem; e Miguel Ângelo, professor de música e maestro do coro diocesano.

Para além do primeiro lugar, os Jovens do Seixal ganharam o prémio de melhor interpretação com o tema «Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe». O Grupo de Jovens Hope, de Corroios, levou para casa o prémio de melhor letra com a canção «Estrela da Manhã» e a melhor música foi atribuída ao Grupo Eccomi & Friends, da Paróquia da Amora, com a canção «Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe».  O prémio de ‘melhor claque’ foi entregue aos jovens da Amora.

Notas indispensáveis para mudar o mundo

D. José Ornelas, o Bispo Diocesano, apesar de não ter estado presente no Festival, deixou uma mensagem aos jovens: «O facto de vocês pensarem, comporem e organizarem um evento deste género, só me dá alegria e esperança, pois isso indica capacidade, arte, criatividade, inconformismo e vontade de trabalhar juntos… tudo notas que são indispensáveis para mudar este país e o mundo».

O Padre David Caldas, sacerdote responsável pela Equipa Vicarial da Pastoral Juvenil (EVIPAJIL), dirigiu aos presentes uma palavra na abertura do Festival: «É uma alegria ver que, ao fim de 28 anos, continuamos aqui para fomentar os nossos laços de amizade. Que esta ambiente de alegria e felicidade sirva para nos unir cada vez mais, e nos levar a Jesus.

Ao terminar o festival foi apresentado o novo logótipo da EVIPAJIL e anunciada a organização do Festival Vicarial no próximo ano, que ficará entregue à Paróquia de Vale de Milhaços.

Anabela Sousa

07 de Maio de 2017