Encerramento de Cursilhos na Anunciada

Cursilhos

De 25 a 28 de maio, decorreram dois Cursilhos de Cristandade na Diocese de Setúbal: o 105º de Senhoras na Casa de Oração de Santa Rafaela Maria, em Palmela; e o 131º de Homens no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, dos Padres Dehonianos, em Alfragide. O encerramento, com a presença do Bispo diocesano, D. José Ornelas, realizou-se no auditório do Centro Paroquial da Anunciada, em Setúbal.

D. José Ornelas dirigiu uma palavra final de incentivo aos novos cursistas que ali foram recebidos em festa, no dia em que a Igreja celebrava a solenidade da Ascensão do Senhor. «O Senhor, quando subiu aos Céus, disse: “Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos” – assinalou D. José Ornelas – e hoje, claramente, Ele está aqui presente. E esteve presente convosco nos últimos dias».

O Bispo sublinhou ainda que os testemunhos, dados pelos novos e antigos cursistas ao longo de todo o encerramento, são «sinal de que Deus passou na vida da gente» e que «isso deixa consequências. «”Ide e ensinai todas as nações”, foi o mandato que o Senhor Jesus nos deixou», indicou o Prelado».

«A nossa missão é essa. Que depois destes dias sejam capazes de assumir este compromisso evangelizador. Peguem esse rastilho do Amor de Deus a esta terra, a esta nossa diocese, onde por vezes há falta de esperança e de fraternidade», destacou.

A reitora do 105º cursilho de senhoras foi Amélia Mota, do Feijó, e a vice-reitora foi Gabriela Pereira, do Barreiro. A assistência espiritual esteve entregue ao Pe. António Estêvão, notário do Tribunal Diocesano, e ao Pe. Leonel Neves, pároco de Nossa Senhora da Conceição, no Montijo.

O reitor do 131º cursilho de homens foi Fernando Rosmaninho, de Setúbal, e o vice-reitor, António Baptista da Baixa da Banheira. O Pe. José Lobato, vigário geral, foi o assistente espiritual.

Anabela Sousa

03 de Junho de 2017