Sínodo da Juventude

2017-06-JUN-Sinodo-Juventude

A Diocese de Setúbal, a par das outras dioceses do país, já iniciou o caminho de preparação para o Sínodo dos Bispos que se irá realizar em 2018, com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

De acordo com o Pe. João Nabais Dias, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude de Setúbal, “o primeiro desafio desta fase de preparação é o de congregar os grupos e movimentos que trabalham diretamente com os jovens e os ajudam no seu discernimento e vocação”.

A primeira sessão de auscultação decorreu, assim, no passado sábado, dia 27 de maio, onde estiveram reunidos os secretariados diocesanos ligados à pastoral juvenil e vocacional, e os movimentos juvenis com ação pastoral na diocese. O Bispo da Diocese, D. José Ornelas, marcou presença no início para dar uma palavra de incentivo a estes trabalhos.

Nas próximas sessões que a Pastoral da Juventude vai realizar estarão representados os Institutos de Vida Consagrada e as Instituições que cuidam de jovens em situação de risco. Serão ainda realizadas sessões com os responsáveis de grupos de jovens, nas diferentes vigararias, incluindo-se, aqui, algumas instituições não eclesiais.

Colocar a Igreja de Setúbal na lógica sinodal

Com estas sessões de auscultação, diz o Pe. João Dias, “o objetivo é que, partilhando conhecimento e experiências variadas, se procure entender a realidade do mundo dos jovens, nomeadamente as dificuldades e êxitos com que estes agentes se deparam”.

O diretor do secretariado diocesano diz, também, que “mais do que uma mera resposta ao inquérito proposto no documento preparatório, e a vivo conselho do nosso Prelado, a importância desta fase é precisamente colocar a Igreja de Setúbal no espírito e na lógica sinodal”.

De futuro, assinala o diretor, “é importante continuar com esta atitude dos agentes pastorais de, em conjunto, refletir a pastoral na busca da renovação, complementaridade e cooperação, de modo que, na diversidade de carismas, ajudemos os jovens a descobrir o dom da vida, o sentido e a profundidade da fé que esta acresce e conduz à vida em Cristo”.

Por outro lado, indica, “é importante ter adultos bem preparados e formados, para que possam verdadeiramente ser uma mais-valia ao discernimento e vocação dos jovens”.

Sínodo é “lufada de ar fresco”

Rita Lopes é vice-presidente da região sul dos Jovens Sem Fronteiras e participou na primeira sessão de auscultação da Pastoral da Juventude de Setúbal. Para a jovem, “este Sínodo vem como uma lufada de ar fresco e a esperança de poder levar este Amor de Cristo mais além”.

“Os jovens têm questões, têm dúvidas, têm mitos que os media ou até alguém em total desconhecimento lançou como semente e germinou. É bom ver que a Igreja se prepara, agora, não só para ouvir os jovens, mas também para se aproximar deles, ajudá-los, questioná-los para que estes possam obter resposta”, refere ainda Rita Lopes.

Anabela Sousa

03 de Junho de 2017