Cáritas Diocesana de Setúbal

Caritas_Setubal

A Cáritas Diocesana de Setúbal respondendo a um apelo urgente da Cáritas Portuguesa, pede a entrega de lençóis, atoalhados, cobertores de verão e roupa de criança, até às 11h de terça-feira, 20 de junho.

De acordo com Domingos Sousa, presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal, estes bens deverão chegar na terça-feira a Pedrógão, sendo o seu transporte assegurado pela Cáritas Diocesana. Assim, a entrega pode ser feita ao longo de todo o dia de amanhã, segunda-feira, 19 de junho ou até às 11h de dia 20 de junho, no Centro Social São Francisco Xavier (Praça Teófilo Braga 13, 2900-647 Setúbal) e no Centro Social Nossa Senhora da Paz (Avª Francisco Fernandes, Bela Vista 2910 -062 Setúbal).

Dada a urgência e gravidade da situação, a Cáritas indica que não há condições de se fazer qualquer tipo de triagem, pelo que tudo deve estar em condições de uso imediato.

Cáritas com Portugal abraça vítimas dos incêndios

As circunstâncias altamente dramáticas e anormais, bem como, a dimensão dos estragos causados pelos vários fogos que durante o dia de hoje atingiram o nosso país, levam a Cáritas Portuguesa a avançar com a abertura de uma conta solidária: “Cáritas com Portugal abraça vítimas dos incêndios” para apoiar todas as vitimas dos incêndios.

Conta Cáritas (Caixa Geral de Depósitos): 0001 200000 730
IBAN PT50 0035 0001 00200000 730 54

A Cáritas Portuguesa está a acompanhar no local a situação, juntamente com o presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, Pe. Luís Costa, diocese que abrange várias das localidades mais atingidas.

Ainda que Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos sejam as zonas mais atingidas, os recursos angariados através desta conta solidária destinam-se, também, a apoiar as vitimas dos restantes incêndios que estão ativos e que deixam nas várias populações marcas de destruição.

Para além desta ação que apela à solidariedade de todos os portugueses a Cáritas Portuguesa já disponibilizou uma verba de 200 mil euros que tem como objetivo o apoio imediato às primeiras necessidades que afetam as populações.

Mais informações em www.caritas.pt.

Comunicado da Direção da Cáritas Diocesana de Setúbal

A Cáritas Diocesana de Setúbal exprime profunda consternação pelo que está a acontecer em Pedrógão Grande, onde já há um elevado número de vitimas humanas e uma ação devastadora nos bens materiais de muitas famílias.

Já enviou à sua congénere de Coimbra, diocese a que pertence a área fortemente abrangida, a expressão de solidariedade institucional bem como a disponibilidade para cooperar com as ações que forem empreendidas pela Cáritas Portuguesa, para apoio às vítimas dos incêndios.

Estamos em comunhão fraterna com todas as famílias das vítimas deste trágico incêndio e com as entidades locais eclesiáticas e civis, apelamos à colaboração fraterna de todas as pessoas de boa vontade, conforme vier a ser divulgado nos próximos dias.

A Cáritas Diocesana assume desde já o papel de mediadora entre as iniciativas diocesanas e as que vierem a ser tomadas pela Cáritas Portuguesa.

A Direção

18 de Junho de 2017