Comunidade Shalom – Almada

Shalom_35Anos_1

No dia 09 de julho, a comunidade Católica Shalom celebrou seus 35 anos de fundação. Em Almada, a comemoração iniciou-se a 08 de Julho com a visita do Cardeal Scherer da arquidiocese de São Paulo, que passou o dia com os missionários da comunidade em Almada. Fizeram uma visita guiada ao Seminário de Almada e ao Santuário de Cristo Rei e, no final do dia, o Cardeal Odilo Scherer presidiu à celebração eucarística em ação de graças pelo aniversário da comunidade.

Dando seguimento às comemorações, o Cardeal e também o Bispo de Setúbal D. José Ornelas, bem como o pároco de Almada, Padre Marco Luís e ainda alguns convidados e membros da comunidade estiveram presentes na casa dos missionários em um jantar festivo.

Nascida no meio dos jovens, a Comunidade Católica Shalom surgiu de um ardente desejo de evangelizar os jovens mais afastados de Deus. No seu início, no dia 9 de julho de 1982, em Fortaleza, Brasil, vários jovens vindos do Renovação Carismática Católica transformaram um café num meio de atracão dos jovens a Deus.

Hoje é a maior nova comunidade do Brasil com mais de 10 mil missionários entre Comunidade de Vida e Aliança e tem centenas de grupos de oração espalhados em nas suas mais de sessenta missões espalhadas por todas as regiões do Brasil e em vários países no mundo como: França, Canadá, Itália, Israel, Hungria, Argélia, Madagáscar, Moçabique, Cabo Verde, Suíça, Uruguai, Chile, Guiana Francesa, Inglaterra, Estados Unidos da América, Paraguai, Bolívia, Equador, Tunísia, Peru, Portugal, Espanha, Holanda, Polônia e Alemanha.

Em cada lugar, promovem eventos evangelizadores, dedicando-se a estes grupos e a cursos e retiros de formação catequética e cristã, sempre a pedido dos bispos locais.

Uma das frases mais marcantes sobre o carisma da comunidade foi a do Papa Bento XVI ao dizer, na entrega do Reconhecimento Pontifício à Comunidade Shalom: “Sede sempre Igreja Missionária!”.

Esta frase recordou-nos o Cardeal Aloísio Lorscheider na inauguração do 1. ° Centro Católico de Evangelização Shalom em 1982, onde ele nos disse:” Nunca percam o fervor!”.

Em maio de 2012, no Jubileu dos 30 anos da Comunidade, esta obteve o seu Reconhecimento e Aprovação Definitiva dos seus Estatutos, pelas mãos do Papa Bento XVI, através do Pontifício Conselho Vaticano para os Leigos.

Messias Albano, Comunidade Católica Shalom – Missão de Setúbal, Responsável Local

Fotografias disponíveis na página de Facebook da Comunidade Shalom, clicando aqui.

10 de Julho de 2017