Novo pároco no Laranjeiro/Feijó

Feijo

A comunidade paroquial de Laranjeiro/Feijó acolheu no domingo, dia 03 de setembro, o novo pároco, Padre Marco Belchior, e despediu-se, agradecida e emocionada, do Padre Francisco Mendes que ali pastoreou ao longos dos últimos sete anos. D. José Ornelas, o Bispo diocesano, presidiu à Eucaristia e conferiu a tomada de posse do novo prior.

Fotografias disponíveis no Facebook da Diocese de Setúbal, clicando aqui.

No início da celebração, o decreto de nomeação do novo pároco foi lido pelo Diácono José Reis, ao serviço naquela paróquia. Já depois da homilia, o Padre Marco Belchior professou a sua fé e fez o juramento de fidelidade, seguindo-se a assinatura dos documentos da tomada posse. D. José Ornelas entregou, então, as chaves da paróquia ao novo pároco, tendo este visitado, em seguida, alguns locais da igreja onde desempenhará o seu serviço, nomeadamente, a pia batismal, a capela do Santíssimo Sacramento e os confessionários.

D. José Ornelas, na Eucaristia, afirmou: “Aquilo que hoje aqui celebramos não é simplesmente um ato administrativo de mudança de pároco. É mais do que isso. É algo que está relacionado com a nossa fé e com o modo como Deus cuida de nós, da sua Igreja, da sua comunidade”. Lembrando que o “Padre vem em nome de Deus” para “gerir e distribuir os bens da comunidade”, o Bispo diocesano pediu aos paroquianos que ajudassem os párocos como irmãos que são.

“O que me vai na alma é um sentimento de grande pequenez”

Ao terminar a celebração, o Padre Marco Belchior dirigiu uma palavra aos seus novos paroquianos: “Hoje sinto o peso da responsabilidade e o que me vai na alma é um sentimento de grande pequenez em relação ao que está feito e que recebi – assinalou – Depois de aqui ter estagiado enquanto seminarista, foi com grande alegria que testemunhei e sempre fui acompanhando o crescimento da comunidade. Agora, como pároco, espero, convosco, poder plantar e regar no seio desta comunidade, para que o Espírito do Senhor possa desenvolver a sua obra”.

“Amar também é saber entregar-se ao amor maior e primeiro, que é o de Deus”

O pároco cessante, Padre Francisco Mendes, recordando o trabalho pastoral que desenvolveu, em conjunto com a comunidade ao longo dos últimos sete anos, disse: “Foram sete anos intensos que a mim me fizeram crescer como sacerdote no convívio convosco e nos desafios partilhados. Não vou estar com falsas modéstias: sei bem que vos entrego, como paróquia, melhor – muito ou pouco, Deus o sabe – do que vos recebi, pelo menos em algumas dimensões. Mas também vos peço desculpa por aquilo que não soube fazer melhor, e por aquilo em que vos não entrego de forma, nem perfeita nem melhor, ao meu sucessor”.

Confessando que a partida da paróquia era difícil, mas que a mesma acontecia por um “amor maior”, disse ainda: “Amei-vos o mais que pude e soube, e quando alguém ama, custa a separação. Mas amar também é saber entregar-se ao amor maior e primeiro, que é o de Deus, e que se consubstancia na vontade da Igreja de Setúbal e do seu Bispo, que agora me envia a um novo labor noutra parte da mesma seara”.

“Juntos, caminhar para a santidade”

De entre as palavras finais, destacam-se ainda as dirigidas pelos leigos, quer da comunidade de Pinhal de Frades e Fernão Ferro, paróquias que estavam confiadas ao Padre Marco Belchior, quer da comunidade de Laranjeiro/Feijó.

Goretti Reis foi a porta-voz da paróquia do Feijó que, dando as boas-vindas ao novo pároco, não deixou de assinalar a partida do Padre Francisco: “Ao Padre Marco, conte connosco que nós contamos consigo, com a sua juventude, a sua alegria, com o seu empenho e entrega, para juntos fazermos a caminhada para a santidade. (…) Ao Padre Francisco, continuaremos a rezar por si, para que a sua jornada prossiga ilumina pelo Espírito Santo para conduzir, como bom pastor, o novo povo da paróquia para onde vai”.

Na tomada de posse do Padre Marco Belchior como pároco de Laranjeiro/Feijó, estiveram também presentes diversas entidades civis, entre elas o vice-presidente da Câmara Municipal de Almada, José Manuel Gonçalves, e o presidente da Junta de Freguesia de Laranjeiro e Feijó, Luís Palma.

Anabela Sousa

05 de Setembro de 2017