Padre José Maria Furtado de regresso ao Montijo

SraConceicao_Montijo

A comunidade de Nossa Senhora da Conceição do Montijo (Afonsoeiro), paróquia jovem constituída há apenas cinco anos, recebeu no domingo passado, o seu segundo pároco, o Padre José Maria Furtado. Sucede, assim, ao Padre Leonel Neves que já exerce o seu ministério na Quinta do Anjo.

Fotografias disponíveis no Facebook da Diocese de Setúbal, clicando aqui.

Presidida por D. José Ornelas, o bispo da Diocese, a Eucaristia de tomada de posse decorreu ao final da tarde do passado dia 03 de setembro, e contou com a presença “em peso” da toda a vigararia do Montijo, não só dos sacerdotes, mas também dos leigos pertencentes às diversas comunidades.

Na ocasião, e como tem vindo a referir em todas as tomadas de posse realizadas até agora, o Prelado assinalou que o “Padre é expressão do Amor de Deus enviada à comunidade que mostra o carinho do Pai do Céu para cada um dos seus filhos e filhas”. Por isso, reforçou ainda, deve “ser acolhido como dom de Deus e como irmão”.

“Profundamente marcado por esta Paróquia”

Na hora da despedida, e apesar de já ter tomado posse na Paróquia da Quinta do Anjo, o Padre Leonel Neves, assinalou que a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Montijo é uma Paróquia de missão, em que é preciso ir ao encontro, com muitos jovens e casais.

“Pesa-me não ter sido mais missionário nesta paróquia e peço perdão a Nosso Senhor pelas vezes em que não fui fiel como pároco. Dou graças a Deus porque o Senhor vos escolheu para cruzarem o meu caminho. Aos meus novos paroquianos da Quinta do Anjo que aqui estão, creiam que me dou a 100% à paróquia que me foi confiada, mas profundamente marcado por esta Paróquia de Nossa Senhora da Conceição”, referiu o sacerdote.

“Contai comigo e eu conto convosco”

O novo pároco, Padre José Maria Furtado, que vem agora da Paróquia do Pragal, já exerceu o seu ministério sacerdotal na vigararia do Montijo, nomeadamente nas Paróquias de Canha e Pegões, entre 2000 e 2005. Regressa, agora, à zona urbana.

“Venho para esta missão exigente nas terras do Montijo. Conheço melhor o campo do que a cidade, mas conto convosco para me levaram a conhecer todas as ruas, todos os andares e quem lá mora. Conto convosco para levar, a todos, a esperança e a fé em Jesus, para desbravar caminho, para colher frutos das sementes lançadas e lançar novas sementes. Contai comigo e eu conto convosco”, referiu o novo pároco.

Ao terminar, o vigário do Montijo, Padre Carlos Rosmaninho, deu as boas-vindas ao Padre José Maria em nome de todos os padres da Vigararia, e deu graças a Deus pelo seu regresso a esta área da Diocese onde já tinha estado, recordando a forma simples e humilde do modo de estar e servir do novo pároco, “que se faz tudo para todos”.

Anabela Sousa

05 de Setembro de 2017