Catequistas novos em formação no Seminário de Almada

Catequistas_1vez
O encontro formativo diocesano dos catequistas novos aconteceu no passado domingo, dia 15 de outubro, em Almada, no Seminário Maior de São Paulo. Os quase quarenta participantes, de variadas idades, oriundos de muitas zonas da diocese, iniciaram os seus trabalhos com alguma timidez, mas rapidamente começaram a construir laços de proximidade e partilha entre si.

Na parte da manhã explorou-se o conceito de catequese, o seu objetivo geral e tarefas basilares, o perfil do catequista e a necessidade da sua formação contínua, como consequência do encontro pessoal do catequista com Jesus – a ser renovado todos os dias –, aquele que é a Palavra enviada pelo Pai e que deseja produzir em nós muito fruto.

Após a celebração da Eucaristia e do almoço partilhado, houve oportunidade para explorar o itinerário de iniciação cristã de dez anos para a infância e adolescência, dando a conhecer os materiais disponíveis, assim como a sua metodologia catequética, analisando os diversos momentos do ato catequético.

Ficou no ar a boa disposição que levou muitos dos participantes, após o encerramento dos trabalhos, a permanecerem espontaneamente para um último convívio antes de voltarem a casa.

Restou desejar um bom ano catequético na graça de Deus para todos!

Pe. Rui Gouveia, diretor do Secretariado Diocesano de Catequese de Infância e Adolescência

17 de Outubro de 2017