Diocese de Setúbal disponibiliza ajuda monetária para as populações fustigadas pelos incêndios

A Diocese de Setúbal vai disponibilizar 10 mil euros para as populações fustigadas pelos incêndios dos últimos dias, montante que será enviado à Cáritas Portuguesa. Também a Cáritas Diocesana de Setúbal se associa à iniciativa da Diocese e disponibiliza, dos seus próprios meios, 25 mil euros para o mesmo fim. Leia, em seguida, o comunicado oficial da Diocese.

“Perante a tragédia dos incêndios que nos últimos dias assolaram a zona centro e norte de Portugal Continental, todos nos sentimos desolados e, ao mesmo tempo, próximos daqueles que perderam os seus entes queridos e ficaram privados dos bens essenciais para a vida.

D. José Ornelas, o nosso Bispo, tem acompanhado com amizade e solidariedade todos estes dramas, pedindo igualmente a oração das nossas comunidades por aqueles que partiram e pelos seus familiares, e promovendo, na medida das nossas possibilidades, o apoio concreto aos que sofrem tão grandes perdas.

Sem prejuízo das iniciativas solidárias das diversas comunidades e instituições cristãs, a Diocese de Setúbal mobiliza-se, uma vez mais , para ir ao encontro desta situação. A Cáritas Diocesana de Setúbal porá à disposição uma verba de € 25.000,00 (vinte e cinco mil euros), a enviar para a Cáritas Portuguesa, que fará chegar este montante às Cáritas das Dioceses mais afetadas. A Diocese de Setúbal contribuirá também, dos seus fundos, com € 10.000,00 (dez mil euros) para a mesma finalidade.

As paróquias e organizações diocesanas que desejarem contribuir para esta ajuda, podem fazê-lo enviando os seus contributos para a Diocese, que os fará chegar a quem precisa pelos mesmos canais.

Esta ajuda vem juntar-se aos esforços feitos nos últimos tempos para assistir as vítimas dos incêndios, como a seguir se especifica:

No passado dia 17 de junho de 2017, a zona centro de Portugal Continental foi devastada pelos incêndios. Na consequência dos danos pessoais e materiais ocorridos, a Cáritas Portuguesa tomou a iniciativa de abrir uma conta de angariação de fundos para apoio às vítimas. De imediato, a Cáritas Diocesana de Setúbal disponibilizou € 50.000,00 (cinquenta mil euros).

A 21 de junho de 2017, a Conferência Episcopal Portuguesa deliberou que a oração, sufrágio e ofertório do primeiro domingo de julho fosse dedicado às vítimas dos incêndios. Na Diocese de Setúbal, a recolha efetuada a 02 de julho em todas as Paróquias resultou num total de € 35.259,44 (trinta e cinco mil duzentos e cinquenta e nove euros e quarenta e quatro cêntimos).

O donativo monetário para socorro às vítimas dos incêndios de Pedrógão, entregue pela Diocese de Setúbal à Cáritas Portuguesa, resultou, assim, num total de € 85.259,44 (oitenta e cinco mil duzentos e cinquenta e nove euros e quarenta e quatro cêntimos).

Também no ano de 2016, face aos incêndios ocorridos na Madeira, a Diocese de Setúbal disponibilizou o valor de € 13.428,05 (treze mil quatrocentos e vinte e oito euros e cinco cêntimos) que foi entregue à Diocese do Funchal.”

Anabela Sousa, Diretora de Comunicação

Foto: Rádio Boa Nova, Oliveira do Hospital