Fé e Solidariedade em Almada: Centros Paroquiais da cidade organizaram iniciativa

Chama_Solidariedade_Almada
O centro da cidade de Almada foi palco de uma missa presidida pelo Bispo de Setúbal Dom José Ornelas, a qual contou com a participação de todos os padres da Vigararia de Almada, na praça São João Batista. Esta iniciativa surgiu no âmbito da presença da “Chama da Solidariedade” no Distrito de Setúbal de forma a aproximar as pessoas e as Instituições de Solidariedade Social (IPSS’s) à comunidade, apelando à importância do tema.

Esta celebração eucarística foi organizada pelos Centros Paroquiais das Paróquias de Almada, Cacilhas, Cova da Piedade e Feijó / Laranjeiro, para que fosse vivido um momento de paz e solidariedade entre todas as entidades.

Na cerimónia, Dom José de Ornelas, apelou à solidariedade entre as pessoas e a um mundo mais humano «o ser cristão é um ser comprometido com a sociedade e com aqueles que mais precisam» afirmou o Bispo de Setúbal, considerando como essencial no comportamento cristão a presença do amor e da solidariedade, não só para a vida humana mas também para o progresso da cidade «Identificar a fé com um compromisso social é fundamental no pensamento cristão e empenhar-se na construção da cidade onde está… Colocar a chama da solidariedade no centro da cidade é fundamental para o mundo de hoje».

Sobre o facto de crianças e idosos, das várias Instituições da cidade de Almada, estarem presentes e assistirem à cerimónia, o Bispo de Setúbal acredita ser importante para evitar o isolamento e «colocar a atenção da cidade nestas pessoas» realçou Dom José Ornelas que se mostrou muito satisfeito por esta iniciativa ter trazido os mais novos e os «mais frágeis ao encontro da cidade».

A envolvência da Igreja com toda a comunidade no centro de Almada foi um momento único e de grande significado, como refere nas suas palavras o Presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas, «a cerimónia que aqui foi realizada foi única, exemplar e enriquece-nos muito, enriquece a cidade e enriquece todos aqueles que aqui estiveram» tendo em conta toda a componente espiritual que a mesma envolveu.

Em relação ao trabalho desenvolvido pelas Instituições do Concelho o pároco Marco da Silva Luís, da Paróquia de Almada, elogiou as iniciativas que promovem, considerando como causas necessárias «foi um momento com muita paz e esperança neste trabalho» fazendo a analogia «a chama é cristo que nos une a todos como irmãos».

Esta foi assim uma celebração que, reunindo as várias entidades públicas, sociais e religiosas do Concelho, permitiu um momento único e inédito de paz, fé, união e solidariedade humana entre todos aqueles que vivem e contribuem com o seu trabalho e dedicação para os outros e pelos outros.

A passagem da “Chama da Solidariedade” por Almada integra-se numa iniciativa que tem como entidades responsáveis a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e a União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Setúbal (UDIPSS). Ao longo do mês de outubro e novembro a chama percorre as várias Instituições e Paróquias da Vigararia de Almada, tendo como Instituições dinamizadoras o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro e a Associação de Iniciativas Populares para a Infância do Concelho de Almada (AIPICA). O percurso da chama no Concelho termina a 10 de novembro mas a mesma irá continuar a sua caminhada pelo Distrito de Setúbal até junho do próximo ano, mês em que será realizada a grande Festa da Solidariedade.

Texto e Fotos: Departamento de Comunicação do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro

19 de Outubro de 2017