Externato Diocesano peregrinou a Fátima: Mary Frei 2017

Fatima_2017_EFLS

O Externato Diocesano Frei Luís de Sousa realizou a sua Peregrinação a Fátima no passado dia 27 de Outubro, denominada neste ano de MARY FREI 2017. Foram cerca de 440 os peregrinos do colégio, entre alunos, professores e demais trabalhadores, a que se associaram também alguns familiares dos alunos.

A peregrinação contou com a presença do Bispo da Diocese, Dom José Ornelas Carvalho, que presidiu ao momento de oração MARY-PRAY, às 14h na Capelinha das Aparições, tendo antes almoçado com professores, demais trabalhadores e alunos. À oração, que esteve sob a responsabilidade do Pe. Rui Gouveia, capelão do externato, associou-se ainda o Pe. Luís Ferreira, Vigário Pastoral da Diocese. A celebração, que era o momento de oração oficial do Santuário à hora realizada, pôde ser acompanhada à distância na TV e na Internet no canal TV Fátima.

Outro momento de grande destaque do dia foi o MARY-PAPER, um pedy-paper realizado com os alunos do 1º ciclo na Cova da Iria e os dos restantes ciclos nos Valinhos. Preparado pelos professores, este momento teve uma especial marca, atendendo a que foram os alunos das turmas de secundário os responsáveis pela condução das actividades nos diferentes postos e na condução de todos os alunos mais novos na dinâmica das equipas. Se, para todos os alunos, esta dinâmica se revelou duma grande animação e descoberta, para os alunos mais velhos ela foi uma extraordinária ocasião de desenvolverem e exercitarem, duma forma muito lúdica, as suas competências de comunicação, liderança e organização, tão imprescindíveis no seu futuro.

A marcar o final do dia, foi registado o momento, para memória no futuro, com uma fotografia na escadaria da colunata.

Tal como previsto, um grupo de alunos e de professores permaneceu nessa noite em Fátima para participar, em comunhão com toda a diocese, na Peregrinação Diocesana de Setúbal que ocorreu no dia seguinte.

Fernando Magalhães, diretor do Externato Diocesano Frei Luís de Sousa

Clique nos links abaixo para ver todas as fotografias no Facebook do Externato Diocesano:

28 de Outubro de 2017