LOC/MTC em Assembleia Diocesana: Um movimento cada vez mais missionário

Logo

No dia 29 de outubro realizou-se a Assembleia Diocesana da LOC/MTC (Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos), da diocese de Setúbal, na Igreja da Boa Água, Quinta do Conde. O programa estava organizado em três partes: a) Avaliação da ação realizada no ano anterior; b) Apresentação e aprovação do plano de ação; c) Formação sobre “a Fé e o compromisso militante”.

No primeiro ponto, além do relato de ações concretas realizadas pelos grupos, foi realçada a adesão ao Movimento de um novo grupo e a caminhada de um outro grupo em iniciação.

O plano de ação tem como tema geral “Humanizar e Evangelizar o Mundo do Trabalho”, com um subtema para este ano “Encontrar o Evangelho no Mundo do Trabalho”. Está programado um retiro diocesano, em março, e um convívio, em conjunto com Lisboa, no Rio Frio, Pinhal Novo.

A Assembleia refletiu também sobre a necessidade de trabalhar na renovação e expansão do Movimento, tendo nomeado uma equipa responsável por dinamizar esta área.

O tempo de formação foi orientado pelo Assistente nacional do Movimento, Pe. Manuel Simões, que desenvolveu o tema a partir da “Exortação Apostólica a Alegria do Evangelho” do Papa Francisco.

O grupo participou na Eucaristia da comunidade da Boa Água, que foi presidida pelo Pe. Manuel Simões.

Além de representantes de todos os grupos da diocese, foram convidados, e estiveram presentes, o Vigário Geral, Pe. José Lobato, o Vigário da Pastoral, Pe. Luís Matos Ferreira e o Pe. Horácio Noronha, que transmitiu uma mensagem do Bispo da Diocese, D. José Ornelas, na qual exprimiu o desejo de que a LOC se torne um movimento cada vez mais missionário, atento aos problemas dos trabalhadores, dando como exemplo a situação de escravatura que vivem muitos imigrantes em várias zonas do país incluindo a Comporta, desta diocese.

Maria Emília Castanheira, responsável LOC/MTC Setúbal

03 de Novembro de 2017