Catequistas de Setúbal participaram nas Jornadas Nacionais de Catequese

20171104_Jornadas_Catequese_Grupo

No passado fim de semana, 04 e 05 de novembro, realizaram-se, em Fátima, as Jornadas Nacionais de Catequese, a encerrar a Semana Nacional da Educação Cristã. Esta iniciativa cabe ao Secretariado Nacional de Educação Cristã e, todos os anos, envolvendo os secretariados diocesanos de todo o país, congrega os catequistas num clima de oração e reflexão. Este ano teve como pano de fundo o tema “A Alegria do Encontro com Jesus Cristo”, baseado na respetiva Carta Pastoral dos bispos portugueses.

O Sr. D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, presente no evento, trouxe muita compreensão e diálogo, sugerindo e procurando junto com o grupo soluções que são cada vez mais imperativas.

O primeiro dia começou com um momento de Lectio Divina, pelo Pe. Mário Sousa, que sugeriu a reflexão: “Vimos o Senhor!” (Jo 20, 25) – A Alegria do encontro com o ressuscitado. Tratou-se de um agradável momento de vivência espiritual que deu o mote para o encontro.

Três dias de reflexão e partilha na busca de caminhos

D. António Moiteiro refletiu com os catequistas acerca do paralelo inevitável a fazer em relação aos tempos actuais e, por exemplo, ao séc. XVI. Este último, dizia, viu nascer santos como S. João da Cruz e Santa Teresa de Ávila, entre tantos outros, num contexto de sociedade completamente diferente, em que até há uns anos atrás a fé se propagava entre gerações. Transmitir a fé pressupõe tê-la recebido. Pode acontecer, dizia o prelado, que a nossa geração seja a primeira que não conseguiu transmitir a fé a outras gerações. Para este tempo é necessário reorientar a catequese. Urge pedir ao Espírito Santo a iluminação para que se procure encontrar Jesus Cristo, como centro da nossa vida. Acrescentou a estes pensamentos os inúmeros apelos do Papa Francisco, especialmente na “Alegria do Evangelho” e “Alegria do Amor”, acerca deste caminho a desbravar.

De salientar ainda a conferência do Padre José Frazão, provincial dos jesuítas em Portugal, e que teve como tema: “O encontro com Jesus Cristo”, onde foram lançados desafios importantes aos catequistas, tendo em conta que a correia de transmissão entre fé e vida deixou de funcionar, daí ser urgente um caminho de pré-evangelização e de procura de um modelo espiritual que nos ponha em contacto com o mistério que nos habita, proporcionando o encontro com Jesus Cristo.

Foram três dias de reflexão e partilha na busca de caminhos e abertura de horizontes que possam integrar e comprometer mais os catequistas e os pais proporcionando a alegria do encontro com Jesus Cristo, que assim será transmitido aos catequisandos, sob o olhar atento e comprometedor da comunidade que os acolhe. É este o itinerário de discípulos no regaço da Misericórdia de Deus!

José Almeida Raposo

07 de Novembro de 2017