Semana dos Seminários: “Celebrar, interessar-se, rezar e ajudar o Seminário da nossa Diocese”

Semana-Seminarios-2017

«Celebrar, interessar-se, rezar e ajudar o seminário da nossa diocese é também uma atitude de participação ativa e solidária na Igreja de que somos membros.» Este é o apelo do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, no início desta Semana dos Seminários.

Ao longo desta semana, o Seminário de Almada promove diversas iniciativas. Para além da visita dos seminaristas a algumas paróquias da Diocese, destaca-se, na próxima sexta-feira, dia 17 de novembro, pelas 21h30, a vigília de oração “Vocare”.

Em Setúbal, o Seminário Diocesano está a celebrar 25 anos de existência. Fundado por D. Manuel Martins, primeiro Bispo da Diocese, já nele foram formados mais de trinta sacerdotes. Atualmente, a comunidade é composta por oito seminaristas sendo acompanhados, em permanência, pelo reitor do Seminário, Padre Rui Gouveia, e pelo vice-reitor, Padre Carlos Filipe.

A Obra do Bom Pastor

O objetivo da Obra do Bom Pastor é a promoção das vocações sacerdotais e a ajuda espiritual e material ao Seminário Diocesano. Cada núcleo organiza e dinamiza a oração pelas vocações na Paróquia, habitualmente na primeira 5ª feira de cada mês.

Os elementos da Obra do Bom Pastor participam, na medida do possível, nos Encontros no Seminário de S. Paulo de Almada, nos últimos Domingos de cada mês. Estes encontros desenrolam-se das 15:30 às 18:30 horas, em três momentos: Conferência/Formação, Convívio (lanche partilhado) terminando com a Adoração ao Santíssimo Sacramento e Celebração Solene de Vésperas.

Clique, aqui, para saber como pode ajudar o Seminário Diocesano.

Vídeo: Semana dos Seminários 2017: # 1 – A comunidade do Seminário de Almada

Clique na imagem abaixo para imprimir a pagela do Seminário com a oração para a celebração deste ano jubilar. Aqui, poderá ainda encontrar outros subsídios de oração para esta semana.

Anabela Sousa

12 de Novembro de 2017